Seguidores

terça-feira, 22 de setembro de 2015

VALAGOTES: Coluna Romana


Tem a Freguesia de Forninhos uma anexa - os Valagotes - confiado a Santo António que lá tem capela e festa. Esta base de coluna romana encontra-se no interior dessa capela, cuja proveniência se desconhece, mas a darmos crédito ao autor (ou autores) "do livro sobre Forninhos" pode ter sido trazida da Pardamaia ou de Penaverde, ou mesmo de um sítio próximo dos Valagotes que se desconhece (pág. 33). 
Podem muito bem ter razão quanto a ter sido trazida de Penaverde ou de perto dos Valagotes. O Sr. Pe. Luis Lemos no seu livro sobre Penaverde afirma que no pátio de um senhor chamado António Nunes encontrava-se uma base de coluna romana. "Esteve muito tempo cá fora, junto da parede." "Também no Chão da Torre apareceram em 1966 um troço de coluna romana e outras pedras aparelhadas, quando trabalhadores procediam à abertura de uma vala." Dado isto, foi levado a concluir "Quem sabe ainda o mais que haverá no subsolo daquele chão da Torre! E de todo o povo da Vila!" (pág. 206).
Agora, da Pardamaia (?) que afirmam ter sido há cerca de 2000 anos uma pequena villa romana eu não acredito, pois não existem nenhumas evidências que confirmem que existiu uma villa no terreno abaixo, vulgarmente chamado de Pardamaia e mais ainda que a povoação de Forninhos se desenvolveu ao redor desta suposta "villa".
Olhem bem:
terreno na Pardamaia-Forninhos, pág. 35
Agora publico três ou quatro fotos de comprovadas villas romanas para o leitor comparar e depois então dizer se acham que o terreno da Pardamaia esconde vestígios de um sítio romanizado!!!

Detalhe da villa romana de Frielas, concelho de Loures

Detalhe da Vila Romana de Pisões (Beja)
Detalhe da Villa Romana da Falagueira, Amadora
Conímbriga, perto de Coimbra

É uma pena que na obra que intitularam "Forninhos a terra dos nossos avós" tenha existido outros interesses, sobrepostos aos interesses de Forninhos e dos forninhenses.

55 comentários:

  1. '"...O centro de produção rural era conhecido como Villa. Protegido por cercas e fossos, era habitado pelos donos das terras e todos aqueles que dela dependiam...", isto a proposito da Pardamaia. La iremos...
    Deixemos as panaceias de lado e vamos ao concreto, arrepiando caminho pelos Valagotes e se tal quiserem, pelo Prado afora ate Penaverde.
    Existem incontaveis lugares que testemunham a presenca dos romanos. Nem existe necessidade de saber ler, basta olhar e apontar.
    Os Valagotes, podera sido porventura um local de excelencia, dada a sua abrangencia visual e de pastoreio que se estendia pela serra de S. Pedro, ate ao povoado que porventura descido da serra, fertilizou a comodo e nele se instalou ao povoado mais tarde chamado de Forninhos.
    Nada estranho que possa ter sido assim, milenios atras.
    Estranho sim, o agora. Gente coerente, que nunca se rendeu ao escudo ou euro. Gente que se vende por meia duzia de sestercios romanos. Assim Judas entregou Cristo...
    A proposito de, eu digo!
    De escrever no menosprezo dos nossos falecidos e seus costumes desconhecidos, um exercicio literario em proveito proprio que poderia ser feito em qualquer lugar, mas aqui e em Forninhos, havia mais interesses, a politica e por tal, amigos de ensino ou coisas que agora nao direi, "comemos todos".
    Por conseguinte e acrescentando um "apostolo" que se batia pelo turismo, resmas de gentes e quica, casa cheia...
    O que sei, foi que no final a "coisa" teve honras nacionais, o politico foi embora e acolito nao consegue vender a casa, mas falta a Pardamaia.
    Meus caros amigos, podem chamar estupidos a meia duzia ou meio cento.
    Podrem desvalorizar gentes dos Valagotes e Forninhos.
    Podem festejar um louvor para quem envergonhou os vossos "velhos", mas jamais nos enganam...
    Aguardemos pelo renascer da Villa da Pardamaia e quem quiser que venha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes bem: "Os Valagotes, poderá sido porventura um local de excelência". Ainda me lembro de que em 2011 foi noticiado que próximo de S. Pedro, NO VALE EM DIRECÇÃO AO ALTO DOS VALAGOTES foi encontrado um machado e moeda; dois anos depois (2013) vieram dizer-nos que afinal foi na Pardamaia que foi encontrado tal machado e várias moedas!
      Porque houve esta necessidade de mentir?
      O que ganharam com esta falsa investigação?
      A hipótese de se candidatarem a um prémio de investigação, por abordarem na publicação (em papel) temas da museologia?
      A candidatura PRODER acho que tinha por objectivo conservar e valorizar o nosso património rural e não outro fim...mas já diz o velhinho ditado português "com papas e bolos se enganam os tolos". Mas até um tolo vê que o tal terreno da Pardamaia é um terreno semelhante a tantos outros que Forninhos e outras aldeias têm.

      Eliminar
  2. ...........Caminhos e lugares ( Valagotes era passagem obrigatória ) que o Ti António Maria percorria , correndo , saboreando , " bebendo " como ninguém , a paisagem...
    Casado com a " iluste " , "bela" e " doce" Ti Cecilia ( que notável forninhense !! )
    passavam três meses do ano em Forninhos, na casa de familia , junto á fonte ,
    vizinha dos pais do Luis Carvalho ( outro enorme e digno Forninhense , de quem nunca me esquecerei , Maio /2007.......... ) .!!
    ................
    O casal trocava o conforto da sua vivenda no Estoril , para ouvir a " paz " e os " passáros " o Nascer e Pôr do Sol...alheios á dureza do campo , mas sempre sorrindo e espalhando simpatia. Não lhes vi , nunca , intrigas , falsidades , bilhardices , intromissões na vida alheia. O Ti António Maria , desenhador técnico de profissão , culto , comunista " de gema " , tomava banho no rio como Deus o trouxe ao Mundo , enquando a companheira vigiava a proximidade de algum intruso , evitando perturbar naquela quimica ( única !! ) com a Natureza.

    Pelos caminhos outrora " conquistados " pelos Romanos , em Forninhos, o Ti António Maria , alto , esguio , atlético , careca, correu para as suas maratonas , para a Vida , amando uma terra , que não sendo a sua, tão bem soube ESTIMAR !!
    Não tiveram filhos . A Alzaeimar traíu-o , os cravos que encheram de cor o seu " caixão" , no cemitério da Galiza , deixaram-me rendido a um Homem diferente , capaz , evoluído , inteligente !!
    Tinha o mapa de Forninhos na parede Cozinha, com as sinaléticas dos pontos a visitar , dos ribeiros , das pontes , das veredas , pedra a pedra , e , claro está , os VALAGOTES. , sempre na escala .
    Julgo que a sobrinha , única descendente direta, não deu continuidade e por aqui se ficou as raízes desta família a Forninhos !??
    Abr a todos
    AMG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Presumo que fala de um Sr. que fazia papagaios de papel: para nós crianças era "o homem dos papagaios". Todos os anos, esses papagaios de papel (tal como os balões) animavam as crianças e era giro ver o céu de Forninhos cheio de coloridos pontos.
      Em Junho de 2010, num café da aldeia, porque me queriam chamar comunista chegaram a comparar-me com esse Sr., alto, esguio ,atlético, careca...senti-me lisonjeada claro, era um homem que eu admirava. Bem-haja por aqui lembrar "o homem dos papagaios" e a D. Cecília.
      Em Maio de 2014 publicamos um 'post' com algumas janelas. A 3.ª janela é da casa desse simpático casal.

      http://onovoblogdosforninhenses.blogspot.pt/2014/05/das-janelas-da-minha-terra.html

      Eliminar
    2. Exato Paula , trata-se de facto , da casa da familia Antonio Maria / Cecilia belo detalhe !!
      Acho que vocês devem. pensar em publicar um livro.....
      Abr
      MG

      Eliminar
    3. Paula:
      São. pessoas como vocês que têm de mudar as mentalidades...

      As pessoas fazem os lugares e não os lugares fazem as pessoas....
      Este blog , que conheci há pouco tempo , demonstra essa vontade de mudança ...de capacidade em levar a mensagem , de divulgar , de dinamizar , de ser mais forte e diferente !! FORNINHOS....
      Não creio que ( outras ) terras tão pequenas tenham bolgs desta dimensão !??

      Fiquei impressionado quando em 1990 fui " impedido "de dançar na vossa festa , nem sozinho , nem com a companheira, porque " era feio ' e todos iam comentar !! Fui sempre " diplomaticamente " pressionado para não ir para casa dos vizinhos......porque......porque ......porque....!?

      Incrivel como me divorcio em 2006 e essa pessoa , " mestre na arte de bem apresentar participa " no roubo " os meus filhos , com a Comp Lda.
      Que incrivel !! Ao menos deixava-me dançar....ser feliz ...aprender com a sabedoria popular , conhecer mais , mas não. .!!!!

      Hoje , vejo que Forninhos " esta noutra onda " , que alguém , amigos , cultos , vestem a camisola , transpiram para romper com o passado dignificando os AVÓS...deixando uma esperança para os NETOS !!

      Esse " ti António Maria " superou , em tudo , essa tendência de " falsificação de imagem " por isso, morreu em Paz , com traquilidade,
      nunca andou cabisbaixo , defendeu sempre os seus ideais, ajudando o Partido , fazendo desporto. , amando Forninhos , contrariando a generalidade de quem, aí nascido , tinha um pesadelo aí passar umas horas....!! Depois diz-se o país .. o governo ......o presidente ......o Mundo......quando tudo começa em cada um de nós !!

      Um Homem que não AME e Dignifique a sua terra , chorará sempre pela oportunidade ......perdida ...de dizer : PAI/MÃE , Obrigado !!!

      Voltarei em Outubro, se me deixarem ?!
      Abr para todos e Parabéns mais uma vez !!!!
      AMG

      Eliminar
    4. Nunca, mas nunca, esqueci este Senhor que refere.
      Ali, ao lado da igreja ainda se situa a agora extinta escola primaria, a de cima para as meninas, a de baixo para os garotos. O clero, a igreja e o povo.
      Por detras, um imenso pinhal, indo para o rio Dao dpois de passados os moinhos em ruinas da ribeira de Cabreira.
      Muitos de nos, ansiavamos pelo senhor careca, o homem dos papagaios que tinha todo o tempo do mundo para a canalha.
      Ensinar a apanhar canas, cortar folhas de papel celofane colorido e meter a mao na massa de farinha. E desfazer os emaranhados de fios que ficavam presos nas ramas baixas dos pinheiros.
      Recordo bem aquando ia para a catequese, de o ver nas escadas de pedra, degrau a degrau florido. era um idolo da garotada da altura e quem dera que agora mesmo o filme mais famoso, trouxesse essa magia.
      Em mim perdura, tal como ao contrario a de um sujeito que presumo passar uns tempos ali perto. Esqueci o nome e nem me esforco por recordar.
      Fui por ele ameacado por escrever umas coisas e usar cabelo comprido pouco antes da revolucao.
      Em surdina diziam que era da pide.
      Era verdade e um dia desapareceu, sem saudade.
      Aqui, a politica tem uma sigla...Nao deixar morrer Forninhos na sua genuidade dos tempos de antanho com os quais nos devemos prezar em aprender e valorizar na transmissao dos nossos valores de gente boa, mas no alicerce da verdade.
      Um abraco.

      Eliminar
    5. ......" e quem dera que agora mesmo o filme mais famoso trouxesse essa magia..."

      Isto é LINDO , Parabéns , Xico Almeida ..!!

      É a melhor homenagem que fazemos aos antepassados , ESTA , que aqui você faz ..!! Independentemente de ideologias , clubes , partidos , religiões , o que conta são as pessoas .As atitudes .!!!
      Ontem , estive com um cliente turco muçulmano , deixou-me numa loja a fazer um levantamento para uma pizzaria e foi rezar , ás 18 h ....
      Normal !! O ti António era comunista ok Sempre achei isso normal...
      Aqui está o vosso e meu OBRIGADO !!! Que Deus o tenha !!!

      Abr
      MG

      Eliminar
    6. Caro senhor

      Dignifique a madeira e o seu pai, grande amigo, agora um triste. Olhe que já o avisei

      Eliminar
    7. Este blog é feito de gente que tem um BI
      um telefone , uma cara ....
      O meu pai ?? Um triste ?? Tem alzaimer , está doente ??
      Não morrerá em cinzas garanto..lhe !!
      A mãe Ti Bela Ferreira com 95 anos teve durante dois anos
      uma visita minha aos Sabados...morreu a 7 de Abril de 2009
      Ok ?!! Meu pai ?? um triste ??? Não , em 2007 ainda tinha
      Power ....mto bom !!!
      Outubro / Nov/ Dez de 2006/2007.....fugi aos " grilos "
      conhece a história conte-a aqui , mas dê a cara !!
      Cobardes , como você não deve ter respostas....

      Obr
      AMG

      Eliminar
    8. Aliás , a Ti Bela Ferreira , outra bisavó dos meus filhos teve
      duas empregadas a cuidar dela durante anos...
      Os filhos ( cinco , que coincidëncia ) juntavam dinheiro todos os meses
      mas não ia para a conta bancária , era para pagar ás empregadss...
      Morreu sem dinheiro mas com muito CONFORTO , AMOR E PAZ ..
      eu estava lá !!!!
      ok, cobarde, cabaça ????

      Em 2007 , se sabes o que se passou. conta aqui !!!!!!!!!
      Conta que tive que dormir numa garagem .....na m/ terra !!!
      Mas paguei as minhas dividas todas ....

      Nascido em 28 de Janeiro de 1937 , meu pai , viveu muito bem A VIDA !!
      Foi um homem de sucesso ...muito dominador e autoritário " com 6 assoalhadas e aguas fortadas" sabes o que me fez ???
      Forninhos vai receber o livro da minha vida , caso , seja preciso !!!
      Para todos perceberem ...como a 4 /5 geraçao dos " grilos " estragaram
      a minha vida ( estragaram, não ???? ) e a relação com meu. pai e irmãs ......

      AMG

      Eliminar
    9. Sobre a acusaçao que eu roubei o MEU PAI ...
      ( o meu pai era comerciante e sempre foi e foi assaltado mais de uma vez..)
      Meu , caro , faça como eu , ponha aqui o seu nome e BI...

      Dignifique este blog
      Aquilo que escrevo provo ...em qualquer lugar ...!!
      Urgente ....

      António Miguel Gouveia
      BI 7286701

      Eliminar
    10. Em Forninhos diz-se: "É bom que se atire a pedra, mas que não se esconda a mão".
      Colaborem, comentando o 'post' e identifiquem-se sempre para um bom diálogo.
      Cpts,
      Paula Albuquerque.

      Eliminar
    11. Paula Albuquerque

      Pela m/ honra, se me permite....

      Identifico-me com o meu próprio nome, neste , e , em todos os espaços em que participo !!
      Até nos debates da RR ou da TSF...
      Sou defensor de ABRIL....dos direitos , liberdades e garantias que a Democracia nos deu ...por isso identifico-me com este blog ....!!!

      Seria mais fácil um banho de sangue....depois de tanto sangue já derramado , com uma pena efetiva de prisão em Trancoso , ou " fugir" reorganizar e redescobrir ????
      Deixando as escolhas para cada um em Liberdade ....

      Desde 2007 que denuncie a tremenda injustiça que me bateu á porta , reagi sempre com trabalho , dedicação. e empenho ! Denunciei mesmo para o lugar onde nasci , no cimo da cidade , no meio do nevoeiro ( logo em 2010 as familias Rosa , Costa , Jardim e Quintal ) receberam o meu livro onde falo das traiçôes e injustiças de parte a parte , as minhas estão lá !!! Cada qual assuma as suas !! A familia " grilo " de Forninhos , assaltou - me, com o ALFREDO como motorista , o tal cabelos brancos que já descobri, e vou continuar SEMPRE ( !!!! ) A Denunciar !!!!!
      Se não for aqui será noutro qualquer lugar.....
      Tenho o registo criminal limpo....não devo , não temo !!
      Nem navalhas uso....tenho esta arma a escrita !!!! A escrita , como Zeca Afonso tinha a voz , para denunciar o suor incompreendido...do seu POVO ....

      A cobarde injúria e ofensa que aqui me foi feita é igual ás tantas outras porque já passei !! Tantas , meu Deus !!!

      Os meus valores estão intatos , o meu telefone é o mesmo hå vinte anos , Lisboa conhece-me rua a rua , lugar a lugar .....tenho amigos no Funchal, em Faro e no Porto , renove-os com naturalidade .Aquilo que consegui nos ùltimos 4 anos não tive em vinte antes , tenho um projeto ....um projeto de Luta pela Verdade e pelo Amor !!!

      Não fumo , não me drogue , trabalho 12 horas por dia , gosto de tinto e da minha mulher e do filho dela , que levo á escola desde 2012 , um sportinguista nascido dois dias depois da filha( ? ) que me roubaram !!
      26/7/2002.......AQUI NÃO ACONTECEU ALIENAÇÃO PARENTAL !!!!!!

      Tenho um sogro que em 4 anos nunca me fez uma. pergunta sobre a minha vida !! A sogra igual ...eis a diferença !!!
      Almoços e jantares regadinhos á moda da Beira...amparam-me a saudade dos meus filhos !!!

      Os bisavos dos meus filhos vão continuar a. ....serem falados aqui, enquadrados no tema proposto pelos autores dos lindos textos......e falarei do meu PAI e dos assaltos de que foi vitima ( até o de 26 de Dezembro de ???? em que lhe foram ao quarto dele buscar o saco de dinheiro, em cima do vestuário , quando toda a familia , excepto uma pessoa , estava reunida em mais um aniversário de meu tio Mario , na Levada ....) !! O "cabaça " deve conhecer o ladrão ????
      É esse ladrão que eu também PROCURO ? E no blog de Forninhos , não será o melhor lugar , acho ...!!??


      Falarei de tudo até que a voz me doa !!
      Aguardo que o tal " cabaça " fale de frente para mim !!??

      O meu maior desejo era viver por cima de casa de meu PAi..pagando-lhe a renda ,.quando fui admitido. ao lugar de diretor de produto da marca lider de cafe em Portugal , na sua delegação na Madeira ( Fev 2007 ..) ...estava em " fuga. " para a Paz, descobri novo Inferno....
      O destino trocou-me as voltas...a inquilina teve mais força ...
      As lágrimas de 2012 já chegaram tarde, PAI !!!!
      Tarde de mais....já estou na quinta etapa , porque lutei para isso !!
      Tenho as fotos dos meus filhos na sala da minha casa ...em frente ao meu tablet ....e paz , que a revolta não mata !!!

      Nota. .Se me deixarem vou publicar aqui as 4 mensagens de três mulheres e um homem ..."sangue do meu sangue" , dia do meu 50 aniversário...!! Há 10 dias .....Estão a 5/10 minutos de cada um dos velhotes , meu PAI , minha TIA e TIO...caminhando traquilamente , seguramente , traquilamente , para uma PAZ eterna , sem sobressaltos !! Como um dia espero venha a acontecer comigo !!!
      É a lei da VIDA !!!!


      Bjos e abraços
      AMG

      Eliminar
    12. AMG: Desde o dia que criei esta página disse aos "anónimos" para assinarem os seus comentários, estejamos ou não de acordo! Mais disse que é sempre bom recordar que ser livres de defender o que achamos estar correcto, sem ter medo das consequências, foi uma das maiores conquistas de Abril.
      A Todos disse ainda que uma das vantagens dos blogs é ter os assuntos sempre disponíveis e qualquer assunto abordado, em forma de comentário, mesmo que não aborde o tema do post tem o mesmo valor e eu nunca o entendo como estivessem a falsear o debate. Aqui a liberdade de expressão não está em perigo e Todos devem expressar-se tal como o desejam! Todos temos direito à opinião e a pontos de vista diversos, é normal em democracia, mas isto não é para criar conflitos, nem para escrutínio público de questões meramente pessoais que nada têm a ver com os objectivos do blog.
      Se tiver fotos antigas, documentos, notícias e histórias que queira partilhar pode enviar para o email: aluap_a@hotmail.com.
      Saudações forninhenses.

      Eliminar
    13. Paula Albuquerque

      Não tenho ....sobre Forninhos , elementos históricos , nem fotos a não ser da familia , enquanto fui casado com uma neta da vossa terra !!
      Nesse período , cheguei alimentar " o sonho " de ter aí um cantinho...
      .meu...uma pequena casa que estava em ruínas perto da Lameira ,
      nos anos noventa , teria sido mais uma asneira ??!!
      Tenho a vivência e a memória dos bisavós dos meus filhos e que sobre isso já gerou aqui uma enorme " injûria " que quero juntar aos sms que recebi a 27 de Setembro quando fiz 50 anos :

      1.
      .." Ola primo Miguel. parabéns pelas 50 primaveras Espero. que tenhas passado bem o dia. e que vivas muitos 27 de Setembro Penso que ao chegarmos a esta etapa já aprendemos uma coisa desprezar todos os filhos da p........vivermos em paz , ser feliz , e esquecer os menos amigos !!!???!!!! Bj assina obrigado pela que enviaste no outro dia......."

      28 Setembro 2015 - 00.33 h

      2.
      " Ola Miguel , parabéns por este anivvsários especial , 50 anos é uma idade linda Que Deus te abençoe , proteja , e acompanhe , em cada dia .
      Um abraço de quem se lembra semore de ti e toda. a tua familia Um abraço ( não assina ) "

      27 Setembro 2015 -14.53 h

      3.
      " Olá primo parabéns e mt felicidades e reforçando est3s votos por esta data mt esepecial 50 primaveras Bj assina "

      27 Setembro de 2015- 14. 40 h

      4.
      " Muitos parabéns primo !! Espero que esteja tudo bem ! Tudo bom. Grande abraço ( não assina )

      27 de Setembro de 2015 12.25 h

      Em Agosto tive 30 minutos ao telefone para a minha terra com outra pessoa da minha familia , metade da conversa oara falar de meu Pai e de uma tia ...das suas " velhices " !!!!!

      Ao "Cabaça" (!!!!!!!!!!) lanço o desafio de se juntar com a devida identificação a este blog neste lugar ( nada de ir para trás n/arquivo ) para então eu reunir os elemetos em buscar de perceber os detalhes do assalto a meu pai que diz ter sido feito. por mim ??????

      Note que as pessaos destes SMS são nascidas e criadas no Funchal,
      vivem e trabalham a 15 minutos da casa de meu pai , que tem 1 empregada a cuidar dele (?) e a 15 minutos da casa de meus tios e tias todos a caminha dos 80 ....!!!! Todos estes sms foram enviado por pessoas com estatuto na sociedade madeirense !!!

      Nenhuma levou. professores casados para dentro de casa , acho , nenhuma cometeu adultério dentro de casa com filhos em casa , acho
      nenhuma cometeu o CRIME de Alienação Parental , acho , nenhuma dormiu ao relento por violência doméstica , nenhuma destas pessoas aproveitou uma festa de batizado na sala de condominio para ir ao 5 andar tentar " violar " um amigo do dono da casa , nenhuma , acho vai deixar. o Pai e/ ou o Pai morrer sem dignidade ...porque isso não faz parte do perfil da minha familia..que tem e terá os seus probelemas ....mas " porra" que eu assaltei o meu Pai é absolutamente novo , e teremos de apurar !!!!

      Ok , Aguardo que o cobarde se identifique !!!!
      Para tratarmos do assunto nas instâncias. próprias e não aqui porque o assalto , não foi em Forninhos , nem com Forninhenses envolvidos ...
      Ao contrário dos que eu relato, que começaram em Forninhos , em 9 de Julho de 2006 , no dia de uma final da Copa do Mundo em futebol !!

      Abr
      Desculpe Paula . e Xico .e restantes intervenientes neste blog.
      AMG
      BI 7286701

      Eliminar
    14. Apaguei os dois comentários , ( queria só apagar um ) tratava-se de pedir desculpa pelos erros , no texto , dado o andiantado da hora a que escrevi.
      Estive na Tecnipão, na Batalha , quatro dias , foi violento para mim e colegas mas um saboroso retorno se aproxima.!!!!!!

      Abr para todos no dia em que se discutiu em Lisboa , a gestão dos dinheiros públicos....transferências de poderes , as Câmaras Municipais, a sua asfixia , o Poder Local e o Modelo de descentralização....pode interessar...digo eu !??
      Foi na Universidade Católica ( in TSF..)

      AMG

      Eliminar
    15. Continuo a aguardar que o " Cabaça " ponha aqui o seu BI ??
      È muito importante ....!!
      Não tolero cobardes !!!!

      Obr
      MG

      Eliminar
    16. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    17. Não tolero gente que tem na net a foto e depois surge o nome de uma mulher ....!!! É nojento....!!
      A mentira tem perna curta , deite casa , apoio , és o que és hoje , porque és inteligente , mas porque a oito de Maio de 2004...protegi as crianças ...porque...a minha liberdade , o meu sucesso, a minha carreira , dançar , viver , fazer praia , os meus clientes , ir ao Bairro Alto com a Ana beber uma beer e levar o meu enteado á escola, amigos , patrôes e chefes, pagar IVA e IRS para submarinos ...vale muito mais , que pegar em facas e armas como me fizeram , e andar toda a vida a atirar pedras , mais pedras , escondendo a mão !!!
      Um dia ....
      Um dia...

      Ao Jülio " Grilo "
      Sustenta o "teus filhos" Julio !!!!! E comp. A menina olhou. para mim no IKEA de Loures, a 28 de Dezembro ,passado , a dra, puxou-a para a frente. que MISÉRIA !!!!

      Ao informador " Cabaça" :
      ....o cancro que matou Maria José , cedo de mais foi pior que tudo isto , porque essas histórias dos assaltos ...no Lombo da Quinta , com ela viva estavam mais que sentenciados !!!
      Quem andou lá a ver onde o " velho" guardava o dinheiro, e com que dinheiro ia para casa....anos a fio , um dia , falará comigo , lá.....
      Oito carro novos em 10 anos....e o frigorifico vazio ...." cheirou- me " logo naquele 26 de Dezembro ...ainda MJ era viva ...mas nada fizeram .!
      Agora , apontam-me o dedo !!!!

      Deite casa ......seu cobarde !!!!!!!!!!!!!

      Até breve !!
      Abr aos forninhenses, volto no Natal !!!
      Tenho que atingir os meus objectivos , tenho muito trabalho , tenho milhares de km pela frente , vou acompanhando este blog , que me impressiona pela grandeza , mesmo que permitindo calúnias e injúrias ....obvio , como em todo o lado, existem...é como aqueles que nas autoestradas atiram pedras para quem passa e fogem !!!!

      Obr, Paula e Xico ( se souberem quem é o" Cabaça" ?? )
      AMG

      Nota : Estive esta manha com um Dornelense, o Paulo , comprou-me um grelhador !!

      Eliminar
    18. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    19. Quem me atirou a pedra ?? Nada ??
      Transfiro esta questão para o D N Madeira onde escrevo ha mais de 4 anos nas cartas do leitor e artigos de opinião ...on line !!
      O DN Madeira fica , a sua sede , a 20 minutos de carro do tal assalto...
      de que sou acusado !! Vamos lá cobarde ...!!
      No D N Madeira escrevo tambem com o meu nome próprio e uma jornalista local tem o neu numero de telefone ....há muito tempo !!!!!!
      Vamos lá então descobrir quem foi o ladrão ....!!
      " Cabaça" ??

      Abr
      MG

      Volto a FORNINHOS em Dezembro !!
      Obr pelo espaço !

      Eliminar
    20. Quem me atirou a pedra ?? Nada ??
      Transfiro esta questão para o D N Madeira onde escrevo ha mais de 4 anos nas cartas do leitor e artigos de opinião ...on line !!
      O DN Madeira fica , a sua sede , a 20 minutos de carro do tal assalto...
      de que sou acusado !! Vamos lá cobarde ...!!
      No D N Madeira escrevo tambem com o meu nome próprio e uma jornalista local tem o neu numero de telefone ....há muito tempo !!!!!!
      Vamos lá então descobrir quem foi o ladrão ....!!
      " Cabaça" ??

      Abr
      MG

      Volto a FORNINHOS em Dezembro !!
      Obr pelo espaço !

      Eliminar
    21. In DN Madeira cartas do leitor " Lobo em pele de cordeiro "
      13 Outubro 2015
      " Cabaça " participa !!
      A PJ do Funchal. tem o meu n .
      Ok
      Abr

      Eliminar
    22. Conta aqui " Cabaça" como foi a ida ao 5 Andar buscar a sobremessa ...??
      Meu pai ? Ok , está doente ...está sendo acompanhado ao Sabado e Domingo por duas irmâs minhas , tem alguém durante a semana a ajudar ,tal como vem sendo hábito na minha familia , os velhotes , sâo bem tratados , já expliquei a minha irma porque nao estou lá e ela sabe ..bem porque passei , efeitos colaterais ao fato de eu abrir a porta de casa a toda a'gente.!! Uma irmâ que eu tanto ajudei....!! Está a sofrer ....??!! Acredito , é a velhice de quem nasceu em 37 passou fome e subiu a pulso , teve sucesso e bons filhos , fazendo tudo de forma desregrada . ..!!!!!

      "Cabaça ", o teu marido ainda te atura ...é que em certa altura desapareceu por uns dias numa viagens aos EUA ????
      Dá a cara , falta apurar o resto !!!!!!!!

      Obr
      MG

      Eliminar
    23. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    24. Então , para colocar ponto final nesta questão :
      Depois de falar com n pessoas este fds.
      Á eng " Cabaça" :

      1. Meu pai tem demência , sabia que era complicado, já nâo sabia nada de concreto há 10 meses porque a empregada nada me revelou !!
      Falei com primo e uma tia , mas não sabia detalhes !!

      2. Falei com meu pai em 2012 , aquando dos incêndios, aquando da visita de meu padrinho Gregório, aquando de um contato dele a chorar dizendo que queria ver-me antes de morrer ...!! E que a casa estava vazia !!!!???? Já eu estava confortavelmente " reorganizado "

      3. Meu pai em 2007/2008 andava nos arraiais da Madeira a beber " xaropes" com um tal Pereira , amigo , sempre com dinheiro no bolso ,
      e " namorava " perto do Campo do Nacional da Madeira com a inquilina mais nova 15 anos !!

      4. Meu pai em mim investiu uma enxada e umas botas com 13 anos , mesmo depois de fazer jornalismo , e depois de todos perceberem que era aquilo que queria , o investimento foi zero . Estudei á noite , tinha perdido dois anos ...e sai de casa em 89. Lisboa !!
      Perdeou-me duas dividas , em circunstâncias que me preferia ver -me calado !!

      5 A minha segunda irmã quis estudar e veio para o Continente , contra a vontade dele , tirou " Eduacadora de infância ", ajudei-a muito..e lá conseguiu ( 91/94 ). Foi a mais massacrada pelo filho do " Mandioca"!

      6. A minha segunda irmã e a mais nova nunca sairam de junto dele ,
      aliás a mais velha saiu de casa em 2005 depois da morte de minha mâe ja depois dos 40....tem a " tasca" nas mãos há mais de 15 anos !!
      Tenho um acerto de contas a fazer . Será feito dentro de pouco tempo !

      7. Meu pai investe 200 mil euros ( ???) , comprou uma casa na Covilhã, T 2 (fiz a escritura com minha mãe ,em Sintra ,) e dá um curso ao filho mais novo , que chegou a ser. ponderado " para aborto" tal a vergonha de minha mãe em ter um filho com mais de 40 anos !!
      É médico !! ( UBI 2002/2208 ) Na net carrega-se na careca dele e aparece nome de mulher ???????????

      8 Quando me divorcio , fujo dos " grilos " meu pai recusa alugar-me casa. Eu que ,sem fiador ,em 2002 tinha comprado uma vivenda com emprestimo do Santander, a rondar os 200 mil euros ( a neta do Ti Antonio queria um negócio !!!! ) Nesse dia deveria ter partido uma perna !!!!!!
      Em Fev/07, no Funchal, faço uma escritura pública a renunciar os 1/5 dos bens de minha mãe a favor dos meus filhos. Desde 17/6/2007 que não vou a casa de meu pai...!
      Namoro e danço muito nesse periodo com dois trabalhos mas até isso incomodou a minha familia e. regresso a Lx em Jan de 2010 !!

      9. Agora Doente . Quem cuida dele.?? A minha irmã que foi a mais massacrada e a mais nova , ao fim de semana ....!! Durante a semana tem uma empregada !!

      10. Tenho duas viagens low cost compradas, para apresentar-me embora tivesse escrito que , face a tremendas injustiças , meu pai tinha acabado para mim ??!!

      11. A minha companheira , aconselhou-me ( HOJE !! ) a não ir a uma vidente porque a vida corre-nos bem , trabalho , saúde e conforto e evitar escrever tanto , porque depois de descobrirem que estabilizei
      agora sou acusado de ter abandonado os meus filhos ???!!
      Ou seja, o " veneno da Dra Grilo " ainda tem força , e mesmo que eu tenha SS para pagar até 2027 ainda me quer voltar a Afundar !!!!
      De facto homens que trabalham 12 horas , sejam criativos e carinhosos
      sabem engomar e limpar o pó , poupado e não fumador ( não me tirem o tintol ) é para. abater e por isso TERMINO A MINHA PARTICIPAÇÃO NESTE BLOG !!

      Fico feliz em ver o Julio " Grilo" e a sua saia a percorrer a estrada que liga Sto Anto Cavaleiros á Povoa . Na passada Quinta Feira á tarde. Cuidem da Laura !!!!!!!!. Só quando vê-la e estar com ela ao fim de semana é que pago o que foi assinado em Janeiro de 2007 e nunca cumprido !!
      Mas fui avisado , logo em 1988 , quis seguir caminho , agora pago a factura !!

      Culpados : EU !!!!
      Mas tenho de ser Feliz !!! Fogo !!!
      Abr e Bjs. AMG



      Eliminar
    25. Então , para colocar ponto final nesta questão :
      Depois de falar com n pessoas este fds.
      Á eng " Cabaça" :

      1. Meu pai tem demência , sabia que era complicado, já nâo sabia nada de concreto há 10 meses porque a empregada nada me revelou !!
      Falei com primo e uma tia , mas não sabia detalhes !!

      2. Falei com meu pai em 2012 , aquando dos incêndios, aquando da visita de meu padrinho Gregório, aquando de um contato dele a chorar dizendo que queria ver-me antes de morrer ...!! E que a casa estava vazia !!!!???? Já eu estava confortavelmente " reorganizado "

      3. Meu pai em 2007/2008 andava nos arraiais da Madeira a beber " xaropes" com um tal Pereira , amigo , sempre com dinheiro no bolso ,
      e " namorava " perto do Campo do Nacional da Madeira com a inquilina mais nova 15 anos !!

      4. Meu pai em mim investiu uma enxada e umas botas com 13 anos , mesmo depois de fazer jornalismo , e depois de todos perceberem que era aquilo que queria , o investimento foi zero . Estudei á noite , tinha perdido dois anos ...e sai de casa em 89. Lisboa !!
      Perdeou-me duas dividas , em circunstâncias que me preferia ver -me calado !!

      5 A minha segunda irmã quis estudar e veio para o Continente , contra a vontade dele , tirou " Eduacadora de infância ", ajudei-a muito..e lá conseguiu ( 91/94 ). Foi a mais massacrada pelo filho do " Mandioca"!

      6. A minha segunda irmã e a mais nova nunca sairam de junto dele ,
      aliás a mais velha saiu de casa em 2005 depois da morte de minha mâe ja depois dos 40....tem a " tasca" nas mãos há mais de 15 anos !!
      Tenho um acerto de contas a fazer . Será feito dentro de pouco tempo !

      7. Meu pai investe 200 mil euros ( ???) , comprou uma casa na Covilhã, T 2 (fiz a escritura com minha mãe ,em Sintra ,) e dá um curso ao filho mais novo , que chegou a ser. ponderado " para aborto" tal a vergonha de minha mãe em ter um filho com mais de 40 anos !!
      É médico !! ( UBI 2002/2208 ) Na net carrega-se na careca dele e aparece nome de mulher ???????????

      8 Quando me divorcio , fujo dos " grilos " meu pai recusa alugar-me casa. Eu que ,sem fiador ,em 2002 tinha comprado uma vivenda com emprestimo do Santander, a rondar os 200 mil euros ( a neta do Ti Antonio queria um negócio !!!! ) Nesse dia deveria ter partido uma perna !!!!!!
      Em Fev/07, no Funchal, faço uma escritura pública a renunciar os 1/5 dos bens de minha mãe a favor dos meus filhos. Desde 17/6/2007 que não vou a casa de meu pai...!
      Namoro e danço muito nesse periodo com dois trabalhos mas até isso incomodou a minha familia e. regresso a Lx em Jan de 2010 !!

      9. Agora Doente . Quem cuida dele.?? A minha irmã que foi a mais massacrada e a mais nova , ao fim de semana ....!! Durante a semana tem uma empregada !!

      10. Tenho duas viagens low cost compradas, para apresentar-me embora tivesse escrito que , face a tremendas injustiças , meu pai tinha acabado para mim ??!!

      11. A minha companheira , aconselhou-me ( HOJE !! ) a não ir a uma vidente porque a vida corre-nos bem , trabalho , saúde e conforto e evitar escrever tanto , porque depois de descobrirem que estabilizei
      agora sou acusado de ter abandonado os meus filhos ???!!
      Ou seja, o " veneno da Dra Grilo " ainda tem força , e mesmo que eu tenha SS para pagar até 2027 ainda me quer voltar a Afundar !!!!
      De facto homens que trabalham 12 horas , sejam criativos e carinhosos
      sabem engomar e limpar o pó , poupado e não fumador ( não me tirem o tintol ) é para. abater e por isso TERMINO A MINHA PARTICIPAÇÃO NESTE BLOG !!

      Fico feliz em ver o Julio " Grilo" e a sua saia a percorrer a estrada que liga Sto Anto Cavaleiros á Povoa . Na passada Quinta Feira á tarde. Cuidem da Laura !!!!!!!!. Só quando vê-la e estar com ela ao fim de semana é que pago o que foi assinado em Janeiro de 2007 e nunca cumprido !!
      Mas fui avisado , logo em 1988 , quis seguir caminho , agora pago a factura !!

      Culpados : EU !!!!
      Mas tenho de ser Feliz !!! Fogo !!!
      Abr e Bjs. AMG



      Eliminar
    26. ....
      Pela primeira vez em dois anos , e depois de algumas tentativas falhadas , falei HOJE ( 29/1/2016) dignamente ao telefone com a senhora empregada que cuida de meu PAI !!!!! Estou muito FELIZ .!!!
      Ontem falei com minha tia , irmã dele no dia em que
      fez 79 anos, meu pai !!

      Obrigado BLOG de FORNINHOS ,que pode ter contribuido, para pressionar os doutores/ professores a quem falta agora perguntar se ja encontrar o ladrão???
      Mas isso , no Observador Alienaçao Parental , ok
      Lá, Maria Ines Gouveia Andrade ,ja tem o seu espaço.

      Desculpem mas tinha que escrever neste cantinho
      para memória futura e quem sabe, para os meus filhos
      reflectirem ??! Porque quem " destruiu "a minha familia, vai concerteza mais tempo, menos tempo,
      perceber o tamanho da sua auto destruição !!!!

      Abraço e desculpem
      MG

      Eliminar
    27. ....
      Pela primeira vez em dois anos , e depois de algumas tentativas falhadas , falei HOJE ( 29/1/2016) dignamente ao telefone com a senhora empregada que cuida de meu PAI !!!!! Estou muito FELIZ .!!!
      Ontem falei com minha tia , irmã dele no dia em que
      fez 79 anos, meu pai !!

      Obrigado BLOG de FORNINHOS ,que pode ter contribuido, para pressionar os doutores/ professores a quem falta agora perguntar se ja encontrar o ladrão???
      Mas isso , no Observador Alienaçao Parental , ok
      Lá, Maria Ines Gouveia Andrade ,ja tem o seu espaço.

      Desculpem mas tinha que escrever neste cantinho
      para memória futura e quem sabe, para os meus filhos
      reflectirem ??! Porque quem " destruiu "a minha familia, vai concerteza mais tempo, menos tempo,
      perceber o tamanho da sua auto destruição !!!!

      Abraço e desculpem
      MG

      Eliminar
    28. Um rosto no FACE desta epopeia
      Eugenia de Andrade - Tem foto no Face de Forninhos.
      Esteve no Assalto á minha Vivenda em Agosto de 2006.
      Assim respondo aos cobardes anónimos deste blog.

      Obr
      MG

      Eliminar
  3. Bem, na verdade não parece, mas sei lá, tantas vezes as aparências enganam
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As aparências enganam, como nem tudo o que parece é. Mas garanto-lhe que o terreno em questão não foi há 2000 anos uma villa romana e não há testemunhos que foi o sítio central da freguesia na época romana, "onde viveria um dominus". Apenas aos autores interessou-lhes legendar este terreno de "villa".
      Abraço tb.

      Eliminar
  4. Gosto muito destas ruínas. Contam a história e a vida dos nossos antepassados
    Ontem como hoje existem as classes sociais.
    Para mim as colunas serão sempre um sinal de poder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As villas romanas são legados importantes e dá que pensar como foi parar ao interior da capela dum pequeno povoado aquela base de coluna romana!!?

      Eliminar
  5. Um belo artigo, mas infelizmente neste país só muito tarde é que se começou a fazer escavações arqueológicas e como tal houve muitas coisas que desapareceram ou foram destruídas.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso em Forninhos efectuaram-se escavações em Agosto de 2013, mas também em lado algum se lê que as fizeram no terreno "Pardamaia".
      Depois, se existem lendas e mitos que chegaram até aos nossos dias, porque transmitidos ao longo dos séculos, acho que se fosse verdade haver uma villa romana tal também tinha chegado até nós!
      Cont. de boa semana/Abraço.

      Eliminar
  6. Fotos ótimas para vermos e imaginarmos mais detalhes de Forninhos!...
    Uma história que continua e sempre bem contada pela Paula e Xico...

    Abraços e MUITA PAZ...................

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Anete. São apenas detalhes (mais uns) desta magnifica terra.

      Beijos&Abraço.

      Eliminar
  7. Não basta que se afirme ter existido uma villa romana em Pardamaia, tem de saber-se ao certo, porque o conhecimento histórico, se disso se trata, não poderá estar assente em pressupostos. Sem nunca terem existido escavações que o confirmem ou desmintam, entrar em suposições não passa de leviandade.
    E assim continuam as dúvidas acerca da base da coluna romana...A ideia que fica é que essa obra "Forninhos a terra de nossos avós",pode não ser tão fidedigna assim...:-( E o problema a seguir é sempre o caminho difícil da tentativa de recuperação da verdade, quando tanta coisa já foi assegurada por escrito.
    Uma grande questão, Paula; a de saber até que ponto a História que nos é transmitida é a verdadeira história.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior de tudo é mesmo isso. Nós sabemos o que é mentira e conseguimos detectar os erros, mas e os vindouros?
      É que neste terreno nada semelhante a outras estâncias romanas não acharam nada, nada de moedas, nada de machado, nada de coluna romana.
      Agora, não há dúvida que houve presença romana em Forninhos, mas não há nada que permita afirmar a bel prazer - como o fizeram - que "esta interessante estação arqueológica espraia-se pela encosta sul sendo possível observarem-se vestígios materiais do que teria sido há 2000 anos uma quinta (villa)". Foi isto que ficou escrito!
      Bj**

      Eliminar
    2. Pois aí é que está; os vindouros!...
      Deves sentir tantas vezes que andas a "pregar no deserto"!...Mas vale sempre a pena!
      xx

      Eliminar
  8. Certamente há tanto e tanto daí pra nos mostrar! Gostei de ver! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuar será sempre o nosso lema. É de muito e de muitas pequenas coisas que se faz a grande história duma aldeia.
      Bjo/bom fds.

      Eliminar
  9. Oi Paula!
    Imagino o seu empenho para apurar a verdade, não apenas suposições, mas para isso teria que ser feito um bom trabalho de investigação, afinal se trata da historia de um passado de um lugar, e seria o ideal que tivesse fundamento.
    Como já conheço o seu trabalho de pesquisa e também o do chico, coloco os créditos em você, que quer mostrar a verdadeira face da historia de Forninhos.
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fátima, se eu achasse que não tinha capacidade de escrever a verdadeira história de Forninhos, não tinha criado o blog dos forninhenses.
      O XicoAlmeida e outros forninhenses bem sabem que tudo o que aqui refiro acerca dos achados da Pardamaia, etc... é verdade, até porque não se fizeram no terreno escavações...já para não falar do machado que já falamos em:

      http://onovoblogdosforninhenses.blogspot.pt/2014/01/falemos-entao-do-machado-e-do-toponimo.html

      Beijos!

      Eliminar
  10. Belo e interessante post; é sempre
    bom conhecer;
    janicce.

    ResponderEliminar
  11. Respostas
    1. Resposta para 'A Casa Madeira' e 'Ong Alerta':

      Vale sempre a pena conhecer e aprender também.

      Eliminar
  12. Boa noite Paula e Xico,
    Mais um "post" muito interessante!
    Não quero ir contra a vossa ideia que muito respeito mas na verdade e muito embora a foto mostre que aparentemente não pareça ter havido ali presença romana, só mesmo procedendo a escavações e por vezes bem profundas se dá conta da existência de tais villas!
    Mesmo as de Conímbriga eram bem profundas sob terras de cultivo se não estou em erro.
    Fui lá a primeira vez ainda muito jovem e estive de novo lá há meia dúzia de anos e o que foi descoberto desde então!
    Fiquei pasmada!
    Só desejo que para bem de Forninhos a verdade seja encontrada.
    Um beijinho e desculpem-me a minha franqueza.
    Bom fim-de-semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Ailime e obrigada pela franqueza. Tenho para mim que o Homem deve ter a capacidade de pensar e julgar por si e disso dar conta aos seus semelhantes, mesmo que a sua opinião seja contrária.
      Mas até está certa no que diz. Por exemplo, os detalhes das acima comprovadas villas/quintas romanas são o resultado de profundas escavações, o problema é que na Pardamaia nunca houve indícios ao ponto de se fazerem escavações, portanto nunca poderiam afirmar que foi há cerca de 2000 anos uma villa romana ou uma quinta agrícola romana!
      Tinham de apresentar-nos provas e não apresentaram. A notícia do achado de moedas não é nada, como não há prova que o machado de que já falamos fosse achado no terreno "Pardamaia" e base de coluna romana do 'post' pode ter sido trazida de 'N' lugares!
      O que eu ainda ouvi dizer é que naquele terreno viveu gente, um casal de oleiros ou ceramistas que utilizavam o barro ou argila como matéria prima para produção de objectos e por tal acredito é que ali possam ser encontrados blocos de cerâmica dos fornos/"fábrica" que deu origem ao nome Forninhos, dantes lugar de Fornos!(?)
      Mas mesmo isto - a hipótese de ter havido ali esses fornos - não quer dizer que venham desde a época da ocupação romana!
      Acho que foi fácil concluir, que numa terra fértil, haveria uma quinta agrícola romana. Já o difícil foi fazer todo um trabalho de investigação no campo...entende, Ailime?
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
    2. Boa noite Paula,
      Rendo-me à sua explicação.
      Muito obrigada.
      Um beijinho e boa semana.
      Ailime

      Eliminar
    3. É certo que não se trata de uma Conímbriga, mas só poderiam falar em "villa" feitas escavações, feito um exaustivo estudo ao local, mas como a Ailme vê por este post fora - que é uma exposição de villas romanas - o terreno da Pardamaia, neste momento, é um terreno semelhante a tantos outros que Forninhos e outras aldeias têm!
      Até gostava que me provassem o contrário: Junta de Freguesia de Forninhos, historiador, arqueólogos e aprendizes de arqueólogos!
      Não sei se o não fazem porque já não têm dinheiro ou porque não há interesse na verdade. Penso que quando há indícios fazem-se escavações, como as feitas em vários terrenos de várias regiões.
      Insistir em mentiras é que não é viável!
      Cont. de boa semana.
      Beijinhos.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.