Seguidores

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Valagotes em festa!

Divulgamos o cartaz da Festa em honra do Santo António, embora a sua homenagem festiva venha arredada da data da celebrações históricas pelo país fora, no mês de Junho, certo que a população dos Valagotes não o esquece e o celebra alegremente em sã convivência com os que estão; e de braços abertos recebe os que nestes dias visitam esta bonita aldeia.


De destacar no cartaz, apesar de simples, a rica variedade atractiva, música moderna, celebração religiosa, afamado rancho folclórico de Trancoso, mas aqueles desafios do jogo da sueca, imagem de marca da festa  esperado na desforra de quem não ganhou o torneio no ano anterior, faz furor que apenas se acalma em volta da febras assadas e bem regadas.
E, de certeza que vão aparecer aqueles "vagabundos" de concertina a tiracolo que batem todas as romarias da região,  tocando e cantando  à desgarrada.
Acreditem que vale a pena visitar!

14 comentários:

  1. Por todo o país é costume festejar o Santo António em Junho, mas nos Valagotes é em Julho e para quem conhece esta pequena povoação percebe bem porquê, só que hoje não me apetece falar da tradição que já não é o que era, porque quase todas as festas das nossas aldeias cada vez menos têm cariz religioso e a Igreja também pouco ou nada se importa. Ser em meados de Junho ou fim de Julho é a mesma coisa!
    De minha parte, nestes tempos de festas, desejo festas animadas e bem regadas. As Comissões de Festas agradecem! E como o cartaz diz "...Traz um Amigo" eu digo "Venham mais cinco, duma assentada que eu pago já
    Do branco ou tinto..." (Zeca Afonso).

    ResponderEliminar
  2. Mais uma festa por aí! Desejo que seja bem animada e comemorada!!
    Abraços para vocês, Xico e Paula...
    Com carinho...

    ResponderEliminar
  3. Que venham muitos amigos e que esteja linda a festa! bjs praianos,chica

    ResponderEliminar
  4. Deve ser uma festa bem animada! Um lindo cartaz! bjs e boa semana,

    ResponderEliminar
  5. Estive tentado a trazer alguma recordação pessoal sobre esta festa, mas como me tinha ficado na retina um comentário singular colocado dois anos atrás, não resisti. Memórias de infância são as da nossa Maria que de modo simples e claros, traz o coração genuíno em cada palavra.

    Maria Jorge7/10/2012.

    "Há muitos anos que não vou à festa dos Valagotes, lembro-me de ir quando era criança com os meus pais, íamos a pé como naquele tempo não havia muitos meios de transporte, a todas as festas que íamos o trajeto era feito a pé, como íamos para uma festa o trajeto ser feito a pé ou de trator era uma felicidade.
    Lembro-me da festa dos Valagotes ser na Capela antiga, tinha um sino pequeno no cimo da Capela com uma corda para tocarem o sino, como a corda chegava quase até ao chão para nós quando eramos crianças, era um divertimento tocarmos o sino no dia da festa e fugíamos para ninguém ver quem tinha tocado o sino, os moradores da aldeia a que não ficavam nada contentes com a nossa brincadeira.".

    Pena que não podemos estar na altura, não é Maria?
    Que a festa corra bonita e a preceito!

    ResponderEliminar
  6. Era um sino pequenino
    Digamos uma sineta
    Capela de Santo Antonio
    No coração do lugar
    De Valagotes chamado
    Pequeno grande povinho
    Nossa vida não se meta
    Venha daí o diabo
    Que nos queira fazer mal
    Tocava em dia de festa
    Ou o mal acontecia
    Fosse aqui no lugarejo
    Ou fosse na freguesia
    Abafando os tamancos
    Das ovelhas o balir
    A caminho do lameiro
    Com o frio a apertar
    Olhando a capelinha
    Estava o Padroeiro
    Ali para os guardar
    E no dia mereicdo
    Como manda a tradiçãp
    O realejo a tocar
    Com o povo a dançar
    O gado ficava em casa
    Dia santo, descansar
    Ficava para o dia seguinte
    Dia de pica o boi
    A gente estava contente
    A festa foi linda
    Ai comadre, ai se foi!

    ResponderEliminar
  7. Não duvido que valha a pena visitar, e não acho muito importante que o Sto António seja celebrado para além do mês de Junho, o que importa é celebrar.
    Parece-me uma festa que tenta abarcar vários gostos, numa mistura de religioso e profano. Cantar à desgarrada e febras assadas acho bastante convidativo, e que pena que não sei jogar à sueca, mas para quem sabe, deve ser um dos grandes atractivos da festa, para além das celebrações religiosas.
    Que Valagotes continue com as suas celebrações.
    Que belo poema, Xico!
    xx

    ResponderEliminar
  8. Pela tua descrição pareceu-me uma festa em que se respeitam e valorizam os costumes da localidade.
    É de louvar!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite Xico, o cartaz é muito atractivo e decerto todos se vão divertir muito!
    A festa vai ser bastante animada!
    É pena é ser um pouco lá para cima, senão quem sabe...!
    Beijinhos e divirta-se!
    Ailime

    ResponderEliminar
  10. Xico,

    Pelo sua linda descrição, deu uma vontade imensa de ir nessa festa.
    Quero ver as fotos. rs
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  11. O Santo António, nos Valagotes, não é caso único. Estamos a assistir a mudanças das datas das festas religiosas em muitas aldeias.
    Soube agora que o S. Miguel "das uvas", na Quinta da Ponte, que dantes era celebrado no último Domingo de Setembro e ultimamente no primeiro Domingo do mesmo mês ou último Domingo de Agosto, conforme... neste ano de 2014 é festejado no mesmo dia do Santo António dos Valagotes!!! Também há na Ponte torneio de sueca, fito, petanca, etc...
    Achava eu que a alteração se devia ao despovoamento e porque são os migrantes e emigrantes quem trazem alguma vida às nossas aldeias, mas uma vez que é no mês de Agosto que chega a maioria dos emigrantes e migrantes, só posso achar que tal se deve a alguma conveniência, talvez a mesma dos Valagotes!!
    São cada vez mais as povoações que vão tendo a sua "troika", que pouco ou nada percebem da tradição, só que é quem tem dinheiro para que as festas sejam realizadas…por isso é que as festas cada vez menos têm cariz religioso. Mas ainda bem, porque se não fosse esta gente com dinheiro acabava-se a festa e o farnel, isto só para adaptar aquele dito popular:
    "p´lo S. Miguel, acabava-se a sesta e o farnel".

    ResponderEliminar
  12. Com tanta troca e baldroca, acredita que num destes ainda vamos assistir a um episodio caricatao.
    Como os Valagotes estao na serra com o seu Santo Antonio e a Quinta da Ponte com o S. Miguel, mais abaixo, no vale, embora separados por menos de meia duzia de quilometros, pertencendo a concelhos e distritos diferentes, tal como os seus mecenas, os do alto, "brasileiros" os de baixo "americanos", os santos ainda se zangam por lhes roubarem o dia da festa e vao acabar com a contenda num jogo de sueca por debaixo da sombra das frondosas oliveiras do novo jardim de Forninhos, ao fundo do Largo da Lameira.
    Falta saber quem sera o arbitro, se houver, pois as santas e santos da terra andam arreliados, a Junta nao tem verba e o Centro quer a musica da poe a mao na cabecinha, resta a Igreja.
    Que se prepare o sr. Paroco, afinal isto tem por base uma luta de santos, de fora da aldeia e do seu dia e tem de ter regulacao divina.
    Ou nao vai haver mais dinheirinho para festas.
    Vai bonita a festa, vai...

    ResponderEliminar
  13. Vão acabar na sombra das oliveiras a jogar sueca quando e se...lá puserem mesas e bancos ou cadeiras, pois só estão prometidos "bancos de jardim".
    Na minha meninice saía da nossa boca esta lenga-lenga: "S. João e S. Pedro e S. Pedro e S. João, jogavam na eira ao tric-tric-tão".
    É só substituir a eira por lameira e trocar o S. João e S. Pedro pelo S. António e S. Miguel.

    ResponderEliminar
  14. Boa noite a todos
    Foi um dia de festa bem alegre.
    Com um lindo dia de Verão, onde não faltou o calor, umas boas cervejas bebidas com jogos de sueca a mistura.
    Mas foi a noite, que melhor agradou a todos os presentes, boa musica e la vai o bailarico.
    Viva os Valagotes.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.