Seguidores

quinta-feira, 3 de julho de 2014

"O segredo do nosso amor"

O programa "A Tarde é Sua", emitido de segunda a sexta-feira na TVI, encontra-se a preparar a seguinte temática: "O segredo do nosso amor". A sua pesquisa passa pela tentativa de entrar em contacto com casais bem-dispostos, que partilhem uma bonita história de amor já há alguns anos. 
Ao efectuar a pesquisa, encontrou a produção do programa o seguinte post d'O Blog dos ForninhensesBodas de Ouro - 26.Out.1963 - 26.Out.2013. E, através de email, escreveram-nos: "Pelo que percebemos o casal, Ana e Zé Coelho, partilham uma interessante história de amor já com mais de 50 anos de vida em comum. Por isso mesmo, vimos por este meio solicitar a vossa ajuda no sentido de obter o contacto do casal ou de algum familiar que nos ajude a chegar à fala com eles, para averiguar se estão disponíveis e interessados em partilhar o respectivo testemunho connosco. ".
Claro que, com muito gosto, eu e o XicoAlmeida nos prontificamos a ajudar e ficamos contentes por o casal Ana e Zé Coelho, naturais de Forninhos, aparecer na televisão.
«A TARDE É SUA» é o programa em directo nas tardes da TVI, apresentado por Fátima Lopes, tomando como referencial, a surpresa e emoção da natureza humana. Este programa enquadra-se na linha dos grandes talk-shows, promovendo conversas, momentos muito marcados pelo drama e emoção.
Nas entrevistas de Fátima Lopes pretende-se, sobretudo, que o desfecho de cada conversa faça emergir o lado positivo da experiência de cada convidado, assumindo-se esta como uma lição moral, um exemplo de vida ou um modelo a seguir.
Após o primeiro contacto, foi o casal entrevistado e...SELECCIONADO! 
Ainda não sabemos qual o dia que o casal terá a honra de aparecer na TV... mas previamente avisamos e nós lá estaremos nos estúdios (situados em Queluz de Baixo = sede da TVI) para os cumprimentar e registar, com agrado, o momento, tal qual o fizemos aquando da celebração das Bodas de Ouro.


Post Scriptum: Como a história da vida deles dá para inserir em diversas temáticas, assim que fôr oportuno a produção do programa entrará em contacto. Nessa altura teremos todo o gosto em avisar-vos.

21 comentários:

  1. Nooooossa! Que emocionante isso!Adorei e deves depois, colocar o vídeo aqui!" parabéns ao casal e que beleza ver como o blog ajuda e proporciona momentos assim! Parabéns! beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nessa altura publicamos. Segundo informação da Produção, a história de vida deles dá para inserir em diversas temáticas, o que nos deixa ainda mais contentes :)))
      Beijos**

      Eliminar
  2. Meus pais estão casados há 58 anos e é um privilégio saber que o "segredo do seu amor" originou uma família pequena mas que se ama incondicionalmente! Bj

    ResponderEliminar
  3. No ano passado, foi um prazer enorme participar, conviver e registar meio seculo de uniao deste casal, afinal tao amigo e proximo de nos.Confidentes uns dos outros e isso numa pequena aldeia tem os seus riscos...
    Publicamos aqui, em 18 de Outubro, sexta feira de 2013 um post intitulado "Contos de Feiticeiras".
    E quase parece "feiticaria" o que este casal contou de coisas deles, de tao puras e sinceras ao ponto de entre tantos em Portugal, serem distinguidos para este tema, numa das maiores audiencias televisivas.
    Claro que o "blog dos forninhenses" se sente honrado, mas acima de tudo o reconhecimento de amadores de escrita que nao desistem pela sua terra, vencendo raivas e invejas, cimentadas em mentiras efemeras. Sabe bem.
    Fico um pequeno excerto desse post, expressivo de uma uniao meia secular, em que a Ti Ana correu com as "gaijas", as feiticeiras que lhe levavam o Ti Ze

    "...Quando acordava na cama, estava cansado, acredita pá, cada dia mais, as "gaijas" não me largavam e era quase todas as noites, nem sei como aguentei!
    A ti Ana que escutava calada, não se conteve:
    - Ó homem, não sabes tu, mas sei eu. Andavas tão cansadinho, amarelo e mal comias e já me tinham dito que deviam ser "elas".
    Um dia à noite ouvi barulho e pensei: é agora. Mandei-lhes duas "carvalhadas" que nunca mais voltaram. Tal como os teus tamancos. Ia lá deixar que roubassem o meu homem, ou quê? Toma mais um copo Zé e esquece...".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De notar que estavam casados há pouco tempo, quando elas (as feiticeiras) começaram a aparecer umas duas horas depois do ti Zé Coelho se deitar. Noite adentro acordava com elas a rir no telhado, e levavam-no...acordando na encruzilhada do Carvalho da Cruz, junto a uma fogueira grande (não era junto a uma alminha, atenção!); tiravam-lhe os tamancos feitos pelo tio Bragança e todas dançavam com ele, agarravam-no e atiravam-o ao ar.
      Quando acordava na cama, estava cansado, pois claro!

      Eliminar
  4. Linda história de amor que deve mesmo ser conhecida e bem mostrada!
    Quero acompanhar e aplaudir de cá com muita alegria!!
    Fiquei feliz agora com este relato tão emocionante, Paula!
    Uma boa noite e o meu carinho... Beijinhos...

    ResponderEliminar
  5. Puxa,que legal,Paula! Muito interessante esse contato com seu blog e quando for passar nos avise! bjs,

    ResponderEliminar
  6. Enquanto as escolas fecham em terras que ninguém conhece e ninguém se importará com aquilo que não conhece, pois se não se conhece, logo não existe, quando sucede algo assim (bom) duvidamos se é algo real.
    Com suficiente vagar…pensei que "Quem com Deus anda, Deus o ajuda" e Deus tem sido magnânimo connosco!
    Ao casal seleccionado eu só posso dar-lhe os parabéns pela disponibilidade e por quererem levar Forninhos para além de Forninhos!
    Vai daqui um abraço de gratidão.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Paula e Xico! Que honra! Fiquei muito feliz por vocês que ao divulgarem com tanto carinho e enlevo acontecimentos, factos e historia da vossa terra vejam agora de alguma forma recompensada toda a vossa dedicação! Bem merecido e emocionante!
    Se puderem (e se não for pedir muito;))) informem-me num dos meus cantinhos, para eu poder ver em directo esse simpático casal a falar do amor que os une há tantos anos!
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ailime, na devida altura, aviso-a com todo o gosto :)
      Divulgamos agora a notícia só para vocês saberem que alguém de Forninhos vai estar neste programa, pois a malta da terra, acho que não precisa da leitura de uma ou outra informação, até porque em Forninhos antes da "era" da «internete» já se podia glorificar de que a noticia num ápice chegava/chega a todo lado ;).
      Bjinhos e bom fds tb.

      Eliminar
  8. Olá amiga, vim desejar-lhe um abençoado início de mês.
    Doce abraço Marie.

    ResponderEliminar
  9. Muito bem, fico muito satisfeito!

    Parabens pelo vosso envolvimento.

    Um abraco de amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Al.
      Isto é uma prova que a máquina fotográfica e o computador (a palavra) valem tanto como outro trabalho, há é quem pense que não...
      Forninhos (freguesia) não teve a mesma sorte, senão tinham lá o Nuno Eiró num domingo destes a entrevistá-los...e a provar os nossos vinhos e quiçá uma boa fatia de queijo da serra...
      Retribuo o abraço.

      Eliminar
  10. Este blog teve sempre uma boa fortuna de agradar, e tal encheu-me sempre de júbilo. Fazemos parte, quer queiram ou não, do Presente.
    Miguel Torga, no prefácio de “Bichos” disse:
    "Fazemos parte do mesmo presente temporal e, quer queiras, quer não, do mesmo futuro intemporal. Agora, sofremos as vicissitudes que o momento nos impõe, companheiros na premente realidade quotidiana; mais tarde, seremos o pó da História, o exemplo promissor ou maldito, o pretérito que se cumpriu bem ou mal.".

    ResponderEliminar
  11. "Ó glória de mandar, ó vã cobiça
    desta vaidade a quem chamamos Fama!
    Ó fraudulento gosto, que se atiça
    c'ua aura popular, que honra se chama!
    Que castigo tamanho e que justiça
    fazes no peito vão que muito te ama!
    Que mortes, que perigos, que tormentas,
    que crueldades nele experimentas!"
    LUIS VAZ DE CAMÕES.

    Não havendo crispações e interesses pessoais e Forninhos poderia ser uma das muitas salas de aula etnográficas deste Portugal, feito de saberes e vivências dos nossos antepassados, nados e criados na barriga de terras tão malditas, pelo rude trabalho e amigas pelo sustento que davam e seus filhos sempre agradeceram, os forninhenses!
    O respeito entre os seus habitantes, pouco teria a ver com o antigo regime, tão envolvidos andavam os lavradores e afins com a labuta diária e as notícias nem chegavam, estavam ao "Deus dará", nem isso era coisa deles...
    Depois, começaram a chegar "iluminados", carroceiros e negreiros que disso se foram aproveitando, acima de tudo do isolamento e impunidade e lançaram estas sementes que hoje ainda perduram, pensando que estão acima de tudo.
    Camões diz bem ao referir o fraudulento gosto...
    Por dentro deste "arrojo" salazarista, surgiu este espaço, não que fosse a sua essência doutrinas políticas mas sim, memórias honradas da sua terra, isentas de concluíos, mas dura na salvaguarda do respeito dos seus.
    Não se embandeira aqui em arco, pela atenção que mereceu "o Blog dos Forninhenses", o seu dever assumido vai para as nossas gentes e parece surtir efeito, mais não seja que a eterna raiva e inveja, continue a impedir a mando do pastor, algum cordeirinho aqui vir manisfestar regojizo de um episódio que nos deveria honrar.
    Enfim, enquanto durar o verão e maõs para a cabecinha, cinturinha e perninha, muitos deles ainda novos mas saciados pelo Centro(!!!), a coisa vai bem, depois os responsaveis poderão pensar no que ficou para trás na ressaca das festas e por cá andarei, ao ponto de voltar a ser Censurado!.
    Já o disse, 40 anos depois do 25 de Abril, fui Censurado pelos responsáveis da minha terra. Depois, milagre ou medo pela reacção, repuseram os meu escritos...
    Se isto não é fascismo, o que será?!
    Se em vez de devaneios tratasse-mos da nossa horta, a do vizinho não teria tanta inveja!
    Que falta faz uma escola!

    ResponderEliminar
  12. Que lindo casal, parabéns que tenham mais 50 anos de felicidades. Parabéns ao belo trabalho.
    Bjos tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  13. Quando as relações são verdadeiras, são sempre duradouras. Euy faço 34 anos de casada mais cinco de namora. É uma vida ! Como compreendo bem o carinho para com a Ana e o Zé Coelho. è uma ternura.
    Beijos e BFS. MD

    http://acontarvindodoceu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Histórias de vida , como esta, são exemplos que devem ser divulgados.

    Dou-vos os parabéns pela brilhante iniciativa!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Acho linda a cerimônia de Bodas de Ouro, são histórias de vida, compreensão, afeto, respeito mútuo e tanto a acrescentar na vida de cada um, pois são raros os casais que atingem tal maturidade. Parabéns pela citação do casal e por favor, envie as minhas felicitações a eles. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  16. Grata por todas as mensagens, apenas somos seres humanos que lutam e sonham por uma vida mais justa na nossa maravilhosa terra, pois o sol quando nasce é para todos!

    Yayá, o casal não tem acesso a estas tecnologias, mas eu vou imprimir esta página e quando fôr a Forninhos entrego-a a eles.

    ResponderEliminar
  17. Oi,Paula
    Que coisa legal!!!Tão bom quando reconhecem algo de bom na Blogosfera!Parabéns para vc e para os forninhenses Ana e Zé Coelho pela Linda História de Amor !
    Beijo

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.