Seguidores

sábado, 8 de setembro de 2012

Moradia - Senhora da Saúde, II Caminhada

Vamos rever mais uma caminhada do mês de Agosto, que neste dia nos brindou com um tempo coberto a prometer chuva. Mas os dias de chuva no campo são bem-vindos...então agora que precisamos tanto dela!


Num caminho perfumado de pinheiros


Estamos a meio... a  linda povoação da Moradia surge ao fundo da paisagem e  regista-se este momento que se viveu na tarde do dia 24/AGO


Ei-la a passar na Portela, no caminho da "Vinha do Amaral" 
e Forninhos aninhado na Serra que o aconchega


Quase a chegar à Moradia "São Pedro" também participou, mas


mesmo a chover a caminhada segue...e posso dizer que adorei
o cheiro da chuva na terra seca.


Este Post de hoje dedico a este pequenino povo da Moradia, cuja população interage e se identifica com o povo de Forninhos, em termos civis e religiosos. Venera-se na sua Capela a "Senhora da Saúde", duas vezes por ano, no último Domingo de Abril (acho) e no dia 8 de Setembro, dia da Natividade de Maria. Só que devido ao despovoamento e como são os migrantes e emigrantes quem ainda trazem alguma vida às nossas aldeias, a festa de Setembro passou para Agosto.

7 comentários:

  1. Paula,

    Que maravilha de caminhada. Amo fazer isso. Pena qu e ainda não entrei em nenhum grupo aqui. Gosto de caminhar só e curtir a natureza em silêncio, mas sinto falta de companhia às vezes.
    Esqueci de escrever lá no post, que nunca vi Joaninhas aqui na NZ, e só me atentei pra isso ao fazer o post.

    A Chica é um amor de pessoa. Um exemplo de mulher.

    Uma linda e abençoada semana. Beijos

    ResponderEliminar
  2. É sempre bom caminhar em boa companhia (foi o caso).
    Os limites administrativos de Forninhos estão próximos da Moradia, por isso, faço votos para que a caminhada da Senhora da Saúde continue para o ano e que, ao menos, pela proximidade, desperte interesse aos de Forninhos e amigos “de fora”.

    ResponderEliminar
  3. Como gosto de fazer caminhadas, tenho pena que no dia 24 de Agosto eu já não estava em Forninhos para participar nesta caminhada, se ainda lá estivesse tinha gosto em participar, pode ser que para o ano eu possa estar presente.


    ResponderEliminar
  4. Te vi na Lucinha e falas que não me conhecias. Vim fazer o primeiro passo, te conhecer! beijos,tudo de bom e assa caminhadas fazem bem,né?

    ResponderEliminar
  5. Boa noite.Seja em Forninhos ou Moradia as caminhadas na natureza em boa companhia para mim e um prazer ,também e uma maneira de conviver com outras pessoas . Na próxima caminhada se estiver em Forninhos terei prazer em participar .

    ResponderEliminar
  6. De facto estamos a assistir a mudancas das datas festas religiosas quase todas para o mes de Agosto.
    Na minha "Terra de Algodres" o Santo Antonio, tambem ja se nao celebra a 13 de Junho, nem na Mata-Sobral Pichorro, como nas quintas da Ribeira-Relvas.

    Um abraco a gente amiga da Moradia e de Forninhos.

    ResponderEliminar
  7. Diz o povo que essas mudanças foi pelos emigrantes e migrantes. Mas eu ainda não consegui achar uma lógica que explique o porquê da Igreja Católica alterar o seu calendário de festas religiosas. Até a tradicional festa ao São Miguel das Uvas da Quinta da Ponte que lembro ser feita no último Domingo de Setembro, este ano foi no 1.º Domingo de Setembro, mas parece, assim ouvi dizer, que no dia 29 de Setembro (dia de S. Miguel) é celebrada uma missa e o povo da Qt.ª da Ponte guarda Dia Santo, o que é de louvar!
    Forninhos e Matança (Santa Eufêmia, junto à povoação da Fonte Fria) sempre festejou nos dias próprios e também o dia da Feira de São Sebastião no Mosteiro não foi anulado para dia 20 de Agosto por causa dos emigrantes e migrantes!
    Já “a tradição” das Caminhadas na Natureza é um costume “jovem”. Em Forninhos é vivida desde 2008 e tem muitos adeptos, pois caminhar faz bem…mas não sei bem porquê (ou se calhar até sei) na caminhada da Senhora da Saúde os adeptos das caminhadas na natureza não encontraram inspiração para caminhar e não deve ter sido porque não passou nos caminhos da nossa aldeia, porque até passou em muitos! Uma coisa é não participar por se estar longe, mas no dia 24 de Agosto alguns não participaram por causa da distância, isso tenho a absoluta certeza!Por isso é que prefiro caminhadas desinteressadas e faço questão de a dar a conhecer.
    Para quem ainda não reparou, contam-se pelos dedos de uma mão os participantes de Forninhos e ainda sobram 3 dedos!

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.