Seguidores

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Tradições de Forninhos, o Cepo de Natal 2011

Vamos novamente abordar o "Cepo", desta vez com uma visão especialmente captada pelo colaborador David. São magníficas fotos, pois registam a presença, a vontade, o empenho, o manejo das máquinas, para aquecer a Noite mais longa que é a de Natal:





Podemos ver também imagens muito bonitas de confraternização:



Temos também o registo do momento de acender, uma pequena chama,

até atingir a altura de as chamas elevarem-se em direcção ao céu

E o registo da assistência que aprecia, valoriza e enriquece com a sua presença esta tradição, tornando o Largo da Lameira mais humano.

17 comentários:

  1. Pode dizer-se que o Cepo de Natal 2011 foi do tamanho da vontade do grupo (de todas as idades) que lhe deu espírito e na verdade ele este ano brilhou. As imagens falam por si e elas são a prova que o medo de falar das coisas é que faz as pessoas infelizes e as terras menos divertidas e pouco desenvolvidas.
    Obrigada pois rapazes, continuem a juntar-se para fazer prevalecer as tradições, que Forninhos merece!

    ResponderEliminar
  2. BOA TARDE .Paula tem razão nestas imagens podemos ver o grande cepo que fizeram em Forninhos , como ele ilumina a nossa lameira .Que maravilha, faz recordare os tempos em que eu ainda vivia em Forninhos ,e que o pessoal se juntava a volta do cepo .Tenho saudades desse tempo . Que as tradições continuem a existir .Um bom fim de ANO para todos .

    ResponderEliminar
  3. Igualmente Manuela. Que esta Quadra seja sempre um tempo de boas lembranças.Eu que tive oportunidade de vê-lo ao vivo, aliás, nunca falto no Cepo, digo que, este ano, compareceram mais pessoas do que o costume, tanto a fazê-lo, como a aquecer-se. Estes jovens merecem a nossa estima, por não deixarem morrer esta tradição e ainda por o fotografarem para quem não o pode ver ao vivo aqui matar as saudades.
    Para todos os intervenientes votos de um Bom Ano e que 2012 traga boas notícias para a Junta de Freguesia de Forninhos que é, o único elo de apoio a que a população recorre por ser ainda uma instituição presente na defesa e melhoria das suas condições de vida. Que continue a ter o seu lugar assegurado na história administrativa do nosso País. É o meu desejo.
    Paula Albuquerque

    ResponderEliminar
  4. Boa noite para todos e muito boas festas.

    Apetece-me aqui dizer uma só palavra: FANTÁSTICO !!!.
    Parece que a tradição voltou em grande a Forninhos, muitos parabéns aos participantes pela iniciativa e participação.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite.
    É sempre com alegria que todos os Forninhenses, podem ver o que é a tradição de uma terra como a nossa.
    Graças a alguns membros, novos e menos novos que se interessam pela cultura da sua terra, O CEPO DE NATAL, este que sempre aquéceu todos os que rodeiam esta grande fogueira, e... não posso deixar de apreciar aqueles copinhos cheios, não sei se do bom vinho ou outra bebida; Parabéns a todos os participantes.
    Um bom cepo, que já ha muito se não via.
    Só tenho pena de não estar presente, mas pró ano, logo se vê.
    Agora, um Bom Ano para todos.
    José Pires.

    ResponderEliminar
  6. Que saudades tenho, de estar presente neste dia, contribuir para arranjar esse lenha que o cepo necessita, onde tudo é divertido.
    Bem haja a todos, por estas bonitas fotos; é sempre bom ver estas fotografias e nunca esquecer Forninhos.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite a todos os Forninhenses, é com agrado que vejo que este Natal, Forninhos acordou e festejou o Natal com o tradicional CEPO, parecia estar a desaparecer, aqui deixo o meu agrado a quem contribuiu para o evento, só tenho um pequeno reparo a fazer, será que que a Lameira não tem mais gente?

    ResponderEliminar
  8. O convívio é para todos e não para alguns e mais…como o Largo da Lameira não fica fora de mão até podiam e deviam ser mais as pessoas a passar por lá, mas pelos vistos a maior parte da população prefere ouvir falar do Cepo e comentar que não vão lá porque estava frio ou porque fica longe…também não sei onde fica mais à mão…antigamente sei que era feito junto à Fonte/Tanque da Lameira e toda a população se deslocava, mesmo com muito mais frio, agora é feito no Largo da Lameira que é um Largo central e muito convidativo, não digam que não vão porque fica fora de mão!
    Sendo ele feito onde fôr, as pessoas devem ir ao Cepo e acho que estes jovens que fizeram o Cepo de Natal 2011 mereciam maior presença.

    Continuação de Boas Festas.

    ResponderEliminar
  9. Oi querida amiga
    Que lindo! deve ser mesmo muito bom poder participar de tudo isto...
    estou na correria de final de ano, mas tirei um tempinho para vir te ver e desejar a voce e a este povo maravilhoso de Forninhos, um Ano repleto de alegria, paz, e muitas vitórias.
    o meu abraço brasileiro e mineirinho
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderEliminar
  10. Ao ver estas imagens do cepo, vejo que ainda há pessoas de várias idades a fazerem um magnífico trabalho, todos unidos e com alegria, é bonito de se ver, pois com as pessoas unidas as coisas realizam-se melhor, com mais alegria e assim fizeram um cepo maravilhoso como se vê nas fotografias, se as pessoas se unissem mais vezes era tudo mais fácil pois a união faz a força.
    Parabéns a todos os que contribuíram para este magnifico trabalho.

    ResponderEliminar
  11. São com estes gestos simples que se dá conta que vale a pena manter e continuar com as tradições. E só pelas palavras de saudade do serip já valeu a pena registar e mostrar aqui este acto que é o de ir ao cepo/lenha e fazer o grande Cepo.
    No dia 25, pelas 10h00, lá fomos celebrar o Nascimento do Menino Jesus (ainda que muitos não o fizessem, pelo menos, fisicamente, por motivos vários), na Missa de Natal.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite.
    É com agrado e apreço, que verifiquei que muita gente se mostrou disponivel em ajudar a fazer o cepo de Natal. Tradição já bastante antiga na nossa terra.
    Para, mais venho dizer que nos tempos em que vivi em Forninhos, sempre me lembro do cepo, na Lameira, junto ao café do Sr. Vírgilio, ( mesmo em frente á casa do ( Sr. Paredes )ou mais ao lado, em frente á casa dos avós do Agostinho " branco", penso que muita gente se deverá recordar desse locais para o cepo.
    Penso não estar muito errado.
    Parabens, uma vez mais aos audazes contribuidores do cepo 2011/2012.
    José Pires

    ResponderEliminar
  13. Ai que calorzinho que vinha mesmo a calhar, para aquecer o frio inverno dos "States"!
    Continuacao de "Boas Festas", um excelente ano de 2012, boas Janeiras e Reis!

    Um abraco de amizade.

    ResponderEliminar
  14. Bom Dia caro serip,
    Pois é…o Cepo sempre fez parte do nosso Natal (antigo e presente), umas vezes feito nos lugares que referes, outras vezes, no Largo da Lameira e no ano de 2007, foi feito junto à Casa de Turismo Fonte da Lameira.
    Acredito que todos os que por aqui passam têm histórias bonitas e verdadeiras para contar, as quais se não forem contadas perder-se-ão no tempo…é preciso, por isso, ir mantendo a nossa história para que todos os que “passeiam” por aqui sintam que saem mais ricos a nível de conhecimento ao longo da história forninhense.
    Como responsável por esta “empreitada” a que me propus, vou continuar em 2012 a dar a conhecer a muita gente o que Forninhos foi e…esconde! Fico contente por contar contigo. Obrigada.

    Um abraço grande
    Boas Saídas e Óptimas entradas p/2012

    ResponderEliminar
  15. Caro Al,
    Que estas chamas, fruto do trabalho de todo um grupo, como as fotos o comprovam, ilumine o Novo Ano e que a nossa Beira Interior saia da “cepa-torta”.

    Feliz 2012. A todos!

    ResponderEliminar
  16. Há quem diga que o “cepo” obedece naturalmente ao intuito que explica as fogueiras do S. João, isto é, simboliza o fogo solar renascente. O sol criador e triunfante.
    Daí, talvez a sua origem pagã, o certo é, que estas práticas persistem até aos nossos tempos apesar da igreja cristã, em épocas remotas as condenar, como se pode constatar no livro do padre luís lemos em pag. 181 (o pároco faça por extirpar os abusos dos serões e cepo do natal e os que os cometerem sejam mandados para a torre de Viseu).
    Como se vê pelas fotos, quando o povo quer, não há nada nem ninguém que se oponha.

    ResponderEliminar
  17. É como diz, Sr.Ed., há muitos costumes pagãos que o cristianismo não conseguiu apagar e que se foram transmitindo de geração em geração e hoje ainda persistem.
    À semelhança do Cepo, outro exemplo são as Janeiras (cantigas de boas festas por ocasião do Ano Novo) que também têm origem nesses cultos pagãos. Cantadas hoje de porta em porta, já em culturas anteriores em honra do Deus Jano (de janua = porta, entrada) os romanos aproveitavam para se saudarem uns aos outros no começo do Ano. O primeiro mês do ano, Janeiro, é assim chamado em honra do Deus Jano, o Deus das portas.
    É muito estimulante “tê-lo por perto” Sr. Eduardo. Tanto o Cepo como as Janeiras são rituais/tradições significativas que encontramos em Forninhos, só é pena o desinteresse colectivo pela nossa história…mas parece que é assim em todo o lado e pelos vistos "nós" não queremos ser diferentes!
    De resto…melhores Post´s sobre a nossa história virão :))))))

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.