Seguidores

sábado, 10 de setembro de 2011

Forninhos é um Jardim

Em tempo de férias, onde parece nada haver para fazer, a Andrea Rohrbach Albuquerque e o João Seguro fotografaram sacadas/varandas com flores, casas e a Rua das Alminhas, da nossa aldeia. Neste fim de Verão às portas do Outono "O Novo Blog dos Forninhenses" mostra mais um pouco do que se pode encontrar num percurso pela aldeia:

Sacada da mãe do Xico

"Por debaixo corre uma latada e ela amiga de flores, enfeita-a à sua moda,
com beleza, cravos, cravinhos, manjerico, tanta coisa bonita e cheirosa."


Embora com poucos habitantes, hoje, esta rua conserva o seu carisma no traçado "rústico", mas tratado e adaptado aos novos tempos.






Ao chegar ao fundo da Rua, olhando para trás, vê-se o recorte das casas que nos dizem que esta rua tem muitos anos e por cá passaram todos os nossos conterrâneos.

25 comentários:

  1. Que lido esta Forninhos todo florido!

    Parabens aos jardineiros!

    Um abraco e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Que capricho é Forninhos.Um encanto a sacada com flores.
    Bjs e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  3. Paula,

    Sempre percebi, pelas fotos, que Forninhos é um lugar limpo. Hoje, com essas lindas fotos, pude perceber melhor. Parece até que varreram as ruas e limparam as casas por fora, para tirar as fotos. Risos Uma simplicidade encantadora desse lugar.
    As flores na sacada, nos muros são simplesmente lindas. Parabéns às pessoas que cuidam com tanto carinho de seus cantinhos, e você por nos prestigiar com tão lindas imagens.
    Beijso

    ResponderEliminar
  4. Forninhos é um jardim/toda a gente diz que sim/é bonita a nossa terra. Este é o hino desta aldeia pequenina. E quando falamos em jardim a nossa mente está mais para pensar no mundo masculino, mas desta vez por trás deste bonito jardim da rua das Alminhas está a D. Jesus. Peço desculpa às outras Sras., mas são as flores da casa da Sra. Jesus e de um dos seus filhos, que embelezam e invadem de perfume esta rua.

    Votos de um Domingo florido para todos

    ResponderEliminar
  5. Lucinha,pode crer, Forninhos é uma aldeia bonita, airosa, tradicional e sobretudo muito limpa.
    Tem muitas casas antigas restauradas, outras á espera que o façam, algumas são mesmo muito pequenas, mas já deram e tiveram vida, e que nos transmite uma certa nostalgia, que, talvez, só os da minha idade entendem.
    Estas plantas junto das entradas das portas e sacadas, podem parecer que, até não estão tratadas com muito cuidado, é puro engano, as pessoas das aldeias cuidam as suas plantas durante todo o ano com muito carinho só para as ver floridas numa parte dele.
    Estas plantas são lindas, belas e meio selvagens, comparado com elas, só mesmo uma mulher por fora. (a brincar)

    ResponderEliminar
  6. Mas esta rua nem sempre foi assim. Esta era uma rua muito lamacenta, as pessoas utilizavam caruma, fetos, giestas e tojos para a “estrumar”. As coisas mudaram bastante para melhor, tanto esta, como outras ruas, foram calcetadas e a limpeza das ruas já são feitas regularmente.
    No entanto, não esqueço,que havia nesta aldeia calçadas empedradas, como era a Rua do Lugar, que foi pena não terem mantido o casco antigo; e, outras, foram elevadas muito acima das soleiras das portas, sem terem em consideração os modelos ancestrais desta aldeia,que abrigaram famílias numerosas, famílias que tinham muitos filhos.
    Eu nem sei quantos moradores tem, hoje, esta rua, mas se calhar tem pouco mais que meia dúzia, e todos idosos.

    ResponderEliminar
  7. Esta rua esta muito bonita, é uma das ruas que tem sempre muitas flores.
    Forninhos também é uma aldeia muito limpa.
    Viva Forninhos.

    ResponderEliminar
  8. Realmente como ja foi dito , Forninhos é uma aldeia limpa e algumas ruas bem floridas . Mas sempre me lembra ver sacadas com flores e muito manjerico ,dava gosto olhar para elas. Que possa continuar sempre assim,limpo e florido. .

    ResponderEliminar
  9. Muitas casas antigas também tinham videiras trepadeiras, parreiras, que nesta altura do ano ficavam enfeitadas com os cachos de uva maduros. Hoje poucas serão as casas que têm estas latadas. Mas as latadas também marcaram uma época e, pelo que me apercebo, era comum, as casas de cantaria, ter sacada e também latada.

    ResponderEliminar
  10. Boa noite.
    Estas ruas de que se fala, tem uma nova calçada, flores a emoldura-la, é sim bem bonita.
    Outrora foram ruas, com outro tipo de calçada, pedras de seixo, " penso eu", colocadas de maneira tosca, mesmo assim com a sua beleza, a da época.
    Estas, poucas casas com umas trepadeiras que assim as tornam mais acariciadas, muito mais evolventes de beleza natural.
    Esta rua que, ainda hontem por ela passei, de onde se podia sentir um agradável aroma; era Forninhos, o Jardim dos Forninhenses.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  11. Muito bonitas estas sacadas, bem floridas, com várias espécies de flores.
    Estas da foto, de á muito me recordo delas; Mas em tempos outras houvera, parecida com esta, em Forninhos sempre foi apanagio, ter uma sacada e com as flores a efeita-las.

    ResponderEliminar
  12. Paula querida, será uma pena não haver mais as estações bem devinidas, não é?
    Ainda há tempo para resolvermos essa situação climática.Aqui está um calorzão e nem mesmo é verão, imagine qdo o calor realmente chegar?
    Derreterei...rsrssrsrsr
    Bjs, querida.

    ResponderEliminar
  13. Os nossos antigos, que eram gente de grande valor, mesmo com os poucos meios que dispunham, construíram acessibilidades de modo a melhorar as suas condições de vida e assim tem sido ao longo dos tempos, e ainda bem, porque o progresso pode e deve avançar, mas não precisam é “apagar” o passado, acho eu!
    Havia ruas, pelo menos três, que tinham pedra tosca, os chamados seixos e outras pedras, que hoje devem estar enterradas junto com outro entulho em qualquer caminho ou terreno, quando podiam e deviam, porque era possível, ter preservado alguns troços. Hoje os mais novos (e os vindouros) não fazem ideia como eram essas calçadas, nem conseguem dar valor, porque a ânsia de modernizar destruiu o que gente de valor construiu.

    ResponderEliminar
  14. O costume de enfeitar as sacadas , varandas, escadas, terraços, com muitos vasos de flores foi-se perdendo, não pela falta de vasos, mas por falta de pessoas. Muitas casas, estão quase todo o ano vazias. Jardins, esses, ainda há muitos e bem tratados, mas a sacada típica da aldeia, enfeitada, como a da tia Agostinha (mãe do Xico), essa já se não vê, acho mesmo que é a única em Forninhos.

    ResponderEliminar
  15. Muito boa noite.
    Muito, este pedir, ou por outro lado, seria que se tivesse feito algo diferente: - falo nestas novas rua, bem empedradas, com este cheirinho a flores bem tratadas.
    Reparei numa foto já um pouco antiga, e também já publicada neste Blog em 01 de Fevereiro de 2010, onde ainda se podia ver uma calçada em pedra de seixo, colocada de maneira tosca, mas que dáva outro encanto a esta Rua; Não só esta, lembro-me ainda de outras duas; Uma delas a Rua do Porto, com príncipio na Lameira, esta Rua que em tempos foi a mais bonita " para mim, claro", hoje se todas estas Ruas tivessem mantido o seu aspecto natural, COM MELHORAMENTOS, não seria mais um exlibris da nossa cultura? dos nosssos tempos?
    Por aqui me fico.

    ResponderEliminar
  16. Por falar em sacadas, bem efeitadas com flores de várias qualidades.
    Como esta da tia Agostinha, hoje, poucas deve haver, mas que noutros tempos existiam e ainda á mas, em " sacadas modernas".
    Umas destas sacadas antigas que me lembro e bem preenchida de bonitas flores, era a da tia Augusta "cavaca", ali bem perto de mim, na rua do Outeiro.
    Mais, quém não tinha sacada, mas uma simples janela, colocava uma tábua fora da janela, " que servia de sacada" e ali colocava uns vasos ou mesmo latas com mangericos, que perfume.....

    ResponderEliminar
  17. Bem sei que algumas casas da rua do Outeiro, como a da minha tia Júlia/António Carau e meu tio António Cavaca/Augusta, são de construção moderna, e que antes foram casas antigas, mais pequenas e em pedra, mas confesso a minha ignorância, desconhecia que a casa da minha tia Augusta, antes, teve uma sacada antiga.
    Eu lembro é da casa da tia Adélia, na Lameira, sacada e escadas com muitos vasos de flores, muitos brincos, sardinheiras, cravos e cravinhas, lembro a tia Adélia com o regador a cuidar das suas plantas e nós (crianças) íamos ao chafariz ali ao lado, buscar os regadores. Era divertido;)

    ResponderEliminar
  18. Curiosa era a prática duma tábua que ficava do lado de fora da janela com vasos ou mesmo latas de manjericos, que o serip retirou da arca baú. Obrigada pela partilha.
    Votos de Boa Noite (23h20) aos agora 30 visitantes de Portugal e 5 de França *
    @té amanhã

    ResponderEliminar
  19. Eu agradeço pela partilha dessa rua conosco, o cuidado e o carinho dos seus moradores nos deixam a suspirar. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  20. Boas.
    Pois, quém não podia ter ou simplesmente não tinha sacada, mas possuía uma janelinha virada para a rua, aproveitava, colocando uma simples tábua no exterior dessa janela e ali, colocava as suas flores preferidas.

    ResponderEliminar
  21. Boa noite, uma vez mais as varandas se enfeitam com flores, para dar alegria e beleza às ditas varandas e ruasonde elas se encontram, muita coisa já foi dita sobre este tema mas nunca é demais de voltar a falar nelas, são estas fotos que testemunhão que a vida continua, para quem vive nessa bem aventurada terra, não se dá conta da beleza dessas varandas, mas para quem lá vai algumas as vezes como é o meu caso, então já se contempla esse quadro pintado pela natureza e ajudado por quem mora nessas casas, hoje as ruas já não são como eram, empedradas com pedras roliças umas mais altas que outras o que provocava aos mais incautos alguns entorces nos tornozelos, mas também tinham um aspecto bonito fazendo lembrar os tempos idos, mostrando como os antepasados cuidavam e tratavam da sua terra.

    ResponderEliminar
  22. Muito boa tarde a todos.

    Estou plenamente de acordo com J.SEGURO: estas varandas enfeitadas, os vasos nas janelas ou canteirinho junto das portas, dão um bom quadro pintado pela natureza com aquele arranjinho que as mulheres de forninhos sabem dar.
    As ruas, não podemos dizer que estão piores, (salvo a subida do nível original inconscientemente elevado) mas aquele barulho característico das rodas dos carros de bois e o troc-troc das brôchas dos tamancos dos homens e das tamancas das mulheres da aldeia, já não voltamos a ouvir.

    ResponderEliminar
  23. Começamos por mostrar o presente e acabamos por recordar o passado. Ganhámos todos em salubridade pública, é verdade, mas o ranger dos tamancos, dos carros de bois, dos carros-de-mão, as galinhas à solta com as suas ninhadas de pintainhos, as ovelhas e às vezes até os porcos na rua, deixaram saudades e duvido que voltem. As sardinheiras, brincos, cravos, flor de papagaio, que ornamentavam os terraços, as sacadas e todos os degraus das escadas, as latadas com os cachos de uva às entradas das casas, também já quase não se vêem.
    A verdade é que muitas das casas que lembramos ver com flores não passam hoje de 2.ª habitação.

    ResponderEliminar
  24. Bao tarde ,pois como serip disse eu tamben me lembra a minha mae por dois paus nos buracos das paredes com uma tabua por cima em frente a janela ,era la que ponhamos flores e manjerico .Que bom recordar .

    ResponderEliminar
  25. Assim são as Aldeias de Portugal, um encanto, o melhor que o país tem!
    Só é pena o abandono e o descaso dos nossos políticos.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.