Seguidores

quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Ancinho

A Cila exibe o ancinho e o David exibe o mangual

Nos trabalhos agrícolas, um dos instrumentos mais usados ao longo dos tempos são os ancinhos. O ancinho é um instrumento agrícola em forma de T, dentado (com dentes de madeira ou ferro), composto por um cabo comprido e quem conhece as lides da lavoura sabe que o ancinho serve para juntar palha, erva, mato, destorrar torrões, etc...e é aqui que começa "a história do ancinho", julgo que generalizada por toda a beira:
- Ó filho dá-me cá o ancinho - pediu a mãe, reparando que o mesmo estava aos pés do filho, que veio à terra pela 1.ª vez, depois de ter-se acomodado à vida da cidade.
O filho, emproado, e com cara de quem já não sabe o que é, pergunta:
- O que é um ancinho?
E no mesmo instante e antes da mãe lhe responder, põe o pé num dos dentes e o cabo comprido bate-lhe com toda a força na testa.
- Porra do ancinho - disse enquanto esfregava a testa.
- Ora vês como t´alembraste!
A história do ancinho era, no fundo, uma espécie de alerta ou aviso, para que os jovens que um dia saíssem da aldeia nunca deixassem de ser o que eram e que não renegassem as suas origens.

Foto: ancinho e mangual, Cortesia da Cila.

13 comentários:

  1. Olá!
    Usamos por aqui um tipo de ancinho, chamamos rastelo, serve para puxar o café que cai ao chão depois da colheita, não tem dentes fincudos,é um pouco diferente.
    abç
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderEliminar
  2. Ora, então boa noite.
    Cá estamos de novo, com mais um post, o ancinho, quém se não lembra deste utêncilio, ou do mangual?
    Ainda, á bem pouco tempo todos terão visto este e como se utilizava, " nas malhas" o ancinho este pequeno mas grande ferramenta, que desde que me lembro, sempre existiu, como foi dito, uns com dentes de ferro outros com dentes de madeira, mas para alguns serviços tanto faz.
    Ésta simples ferramenta agricola, que servia, tanto para apanhar mato, para virar a palha, ou mesmo para "pentear" a terra, quando este se encontra com alguns altos e baixos; servia tambem para esgadanhar a terra na altura em que semeava a erva, nos lameiros, terras de milho!!

    ResponderEliminar
  3. Uma, muito boa, e que já acima foi mencionada.
    O menino de Forninhos, que se ausentou da sua terra, por alguns tempos, e bem conhecedor do ancinho....
    Um dia, regressa á sua terra Natal e já com algum esquécimento, e como só vêm para passar alguns dias de lazer, "mais esquecido se torna", um familiar que se encontrava nos seus afazeres, e como este " menino" ía a passar, pediram-lhe que lhe chegassem o ancinho, este já não sabendo do que se tratava, ficou-se, ali parado. bom, a dado momento ao avançar um passo, pisou os dentes do ancinho e este bateu-lhe com o cabo na cabeça, o resto, já vocês devem adivinhar...... raio do ancinho.
    Boa noite.

    ResponderEliminar
  4. Paula,

    Coitado do filho.Rs Pelo menos ele não esqueceu o nome.

    Essas fotos antigas são muito bacanas.

    Eu conheço com ancinho e rastelo. Muito usado.

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. O ancinho verdadeiro era com dentes de madeira, depois é que vieram os dentes de ferro. Em algum tempo quando o sino tocava, todas as pessoas paravam de trabalhar; largavam o ancinho, enxada, mangual , tudo o que tinham na mão para rezar.

    ResponderEliminar
  6. Tenho um dos outros, com dentes de metal, e dou-lhe muito uso para limpar os meus terrenos.

    ResponderEliminar
  7. Olá bom dia, eu tenho dois tipos de ancinhos, um para a lide da terra e outro mais virado para trabalhos de construção, o da agricultura tem os "dentes mais espaçados e por isso oferece menos resistência ao trabalhar com ele, o outro já os "dentes" são muito mais juntos e servem para separar as pedras da areia ou da terra, existe uma ferramenta muito parecida com o ancinho que é o gadanho ou gadanha como também é comhecido, o gadanho é como uma forquilha só que este tem os dentes curvos e por issotem quase as mesmas funções de um ancinho.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde a todos.

    Como J.SEGURO diz, e muito bem, há vários tipos de ancinho, cada qual arranja o ancinho a seu gosto e para o fim a que se destina, eu por exemplo, tenho dois que eu próprio fiz, um tamanho normal de 40cm e 10 cavilhas (pregos de 20 cm) outro com cerca de metade e com 8, tem menos dentes mas estão mais bastos, serve para passar entre as plantas que se criam mais bastas como o feijão ou a cebola, e esgravatar a terra para que esta “respire” e arrancar algumas ervas daninhas que se for passado o ancinho enquanto estão pequena já não é preciso sacha.
    Quanto ao gadanho, este é mais utilizado, ou melhor, era, para arrancar os estrumes das lojas dos animais e carrega-lo nos carros de bois, por terem os dentes realmente curvos e mais cumpridos.

    ResponderEliminar
  9. Além do exemplo do gadanho, há mais um instrumento utilizado na agricultura, constituído por um cabo longo de madeira e dentes compridos de ferro, semelhante a um garfo que os forninhenses chamam de "forquilha", que é muito utilizada por exemplo, para agrupar resíduos agrícolas, bem como para carregar os fachos de palha e feno.
    Tanto o ancinho, o gadanho e a forquilha por este Portugal (e mundo) fora, são designados também por outros nomes. Há terras que chamam engaço ao ancinho.
    Por acaso, acho que os forninhenses não são gente muito emproada e parece-me que são poucos os que não conhecem o ancinho, ainda hoje há muitos naturais que mesmo fora sempre que podem regressam à sua terra – Forninhos. Mas volta e meia ainda se ouve dizer: “Parece que já não conheces o ancinho” ou “Já estás como o/a do ancinho”.
    Os antigos davam muitas lições através de parábolas.

    ResponderEliminar
  10. Os laboratórios para se ensaiarem as ferramentas de outros tempos, foi sempre as experiencias ao longo dos anos, tanto para o modo de culturas, como das ferramentas utilizadas e o material mais adequado a cada tipo de utensílio.
    Neste caso, o ancinho era feito de pau de figueira por ser o mais resistente a rachas, e também não é pesado; já os dentes, eram de carvalho, embora este pau seja mais pesado, é muito resistente. O cabo, normalmente era de pinho novo, não é um pau muito resistente mas é leve, compensava o peso dos dentes de carvalho, e a força exercida no ancinho não é muito grande.

    ResponderEliminar
  11. Em Forninhos, a divisão das propriedades são, em muitos casos, separadas por muros, cordões de videiras, árvores,o que impede por vezes o uso da moderna maquinaria e, por isso, ainda hoje se emprega o braço humano.
    O mangual e o picanço já se não usam, mas a enxada, o ancinho, forquilha e até o cabaço, ainda se usam, por isso, todos nós sabemos bem o que é o ancinho e para que serve, mas pergunto:
    Quantos de nós até lermos o comentário supra, sabíamos que o ancinho era feito de pau de figueira, os dentes de carvalho e o cabo de pinho novo?
    Tenho, mais uma vez, de dizer OBRIGADA a todos os que cedem fotografias a este blog, sabem, às vezes fico sem saber se o texto que faço para cada uma delas corresponde àquilo que queriam que eu fizesse, mas quando recebo uma fotografia tento sempre fazer um Post com o objectivo de, para aqueles que nasceram numa aldeia, recordar, e ao mesmo tempo dar a conhecer a todos os outros, como era a vida na nossa aldeia, como vivia a nossa gente, o trabalho no campo, os nomes que tendem em cair em desuso, etc…só que é pena que muitos dos leitores não nos deixem o testemunho, porque ninguém melhor que aqueles que viveram este tempo para o descreverem.
    Aqui fica o pedido para que continuem a usar os nomes que eram usados na nossa terra, como: esgadanhar, cavilhas, acarrejar, touço, jornas, torrões, canastros, cangalhas, e tantos outros espalhados por aí…porque são estes nomes que nos diferenciam dos meios urbanos e de outras regiões do país.

    Bom FDS

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde.
    É, com enorme agarado que verifico que todos estes coments, sabem bem o que é um ancinho, forquilha e o gadanho, pois foram e ainda são estes utêncilios usados por muitos de nós, nas suas pequenas ou médias propriedades, quando se encontram a preparar a terra que teem junto ás suas casas.
    Eu pessoalmente, ainda tenho aqui todo esse material, entre outro, tenho uma enchada que aí adquiri, dessas que tem cerca de 40 cm de lamina, pois é, só que aqui, em areias essa não dá muito jeito, dá-se uma cavadela e lá vai a enchada pela areia dentro..mas ainda a uso.
    Quanto aos encinhos, como o Sr. Ed. Santos,dizia, é verdade, os ancinhos feitos de pau de Figueira eram mais leves, a sua madeira mais macia para se colocarem os dentes, de ferro ou pau; Mas cheguei a fazer um de pau de cerejeira, era um pouco mais pesado, mas a sua rebostes era maior.
    Bom FS.

    ResponderEliminar
  13. Là estou eu com a minha prima Cila,isto foi pouco tempo antes de vir para a França,lol.A enxada,forquilha,gadanho e cabaço foram utencilios, que ainda me deram bem cabo do corpo,por isso as saudades não são nenhumas,hehe,quando vou a Portugal bem os là vejo em casa dos meus pais,mas pegar neles,vai là vai.Estou a brincar quase todos os anos, ajudo arrancar umas batatitas,mas hà um que eu até gosto de trabalhar com ele,que é o maxado,mas isso não é para todos,raxar lenha tem muito que se le diga,agora o ancinho isso é utencilio de mulheres... bom fim de semana a todos!!!

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.