Seguidores

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Plantas e Ervas que curam

Dizem que as plantas e ervas que nascem espontaneamente, nos caminhos ou quintais, são as de que mais precisamos. Se assim fôr, na nossa localidade facilmente encontrarmos nas bermas dos caminhos, muitas plantas e ervas, no seu estado mais puro, sem pesticidas ou outros produtos tóxicos. De aromas e sabores variados, elas são simples e ao mesmo tempo grandiosas por ser grande o seu poder curativo. São aproveitadas para a fabricação de remédios, na cosmética, culinária, decoração e outras coisas mais.

Funcho (Foeniculum vulgare)

O funcho nasce nas bermas dos caminhos, perto das povoações. O seu ciclo de vida começa em Fevereiro, com as folhas muito tenras recortadas como agulhas. À medida que a planta vai crescendo, começa a ter maior elegância, podendo atingir cerca de metro e meio. As suas flores são de cor amarela inseridas na mesma altura. Contém vitamina “A” e “C”, contém potássio, cálcio e ferro, é rico em fibras e proteínas, e pobre em calorias, devido a esta particularidade, é indicado para tempero na alimentação, para perdermos peso.

Há inúmeras ervas e plantas da nossa região, cujo o seu uso ainda é muito significativo nos nossos dias. Assim sendo, resta-me pedir-vos que contribuam com o vosso saber e conhecimento sobre o uso de plantas e ervas e também sobre a sua plantação e ciclo de vida, etc. e tal...

Foto de ed santos tirada do Post “Beleza na Serra da Moura Encantada”.

23 comentários:

  1. O funcho é indicado para o tratamento de: olhos (melhora a visão), abcessos, bronquite, fadiga, frigidez, impotência, lactação, rouquidão, tosse, gases intestinais, afecções das vias urinárias, obesidade.

    Chá de folhas de funcho:

    Para um litro de água, deite uma mão cheia de folhas de funcho, quando a água começar a ferver, desligue e tape o recipiente e deixe-o abafado cerca de 10 minutos. Este chá apresenta uma cor verde suave. Tomar 2 a 3 chávenas por dia.

    Recomendações: Não é aconselhável tomar o mesmo chá mais de 8 dias seguidos.

    ResponderEliminar
  2. O funcho tambem está indicado para tratamentos de Gases, digestivo, relaxante, estimula a secreção de leite, azia, câimbra, cólica, diarréia, dismenorréia, espasmo, estômago, fígado, menstruação irregular, tosse e vômito.

    COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

    COMO BEBER: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.

    ResponderEliminar
  3. Tenho bastante funcho aqui na minha horta-jardim, aliás, nos nossos quintais costumamos ter varias plantas medicinais, aqui em casa tenho, funcho, capim-cidreira, hortelã, poejo, melissa, boldo, elevante,alfavaca, e muitas outras ervas e temperos...é quase uma farmacinha fitoterápica rsrs
    As ervas que não tenho procuro na vizinhança e acho, pois todas tem a sua farmacinha no seu quintal...que é mais uma horta-jardim, ali alem das ervas medicinais, temos nossas frutas,flores,e hortaliças...
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Vi seu comentário no blog Meu cantinho na Roça, da Tina e aprendi muito.
    Vim aqui pra ver a sua postagem sobre plantas e ervas que curam e gostei demais.

    Aqui onde moro, na Nova Zelândia, não tem todas as ervas do meu país, mas eu estou tentando aprender sobre as existentes pra plantar na minha horta.

    Sinto tanta saudade de um chazinho de capim-cidreira, erva-cidreira etc..rsrs O que vi aqui uma só vez foi um pé de erva-doce, mas num local onde nem pude pegar uma muda.

    Aprendi muito com essa postagens e comentários acima também.

    Parabéns pelo seu blog, volto em breve pra ler as outras postagens.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  5. Obrigada ao Sr, Ed pela explicação,jaa falei sobre isso com meu mrido e algumas amigas,achei muito interessante o assunto.
    Aqui no Brasil temos varias ervas medicinais e ainda algumas pessoas que se especializam em ervas e bezenduras...eu acho marvilhoso,afinal elas são muitos curativas ou depurativas...adoro.
    Aluap minha linda perdão ter demorado a vir te visitar,mas minha casa estava cheia de visitas,e isso requer muita habilidade e paciência...rsrsrs.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  6. A erva-cidreira é das mais conhecidas e utilizadas nas aldeias, quase todas as pessoas conhecem as suas propriedades. Recorrem ao chá de cidreira quando têm uma dor de cabeça, porque alivia a tensão ou para a dor de estômago, quando se está indisposta. É o meu chá de eleição.
    Já as vantagens do chá funcho acho pouca gente na nossa aldeia as conhece. Pelo menos, eu nunca ouvi ninguém falar do funcho, mas esta planta tem muitos benefícios, quer a nível digestivo, quer a nível respiratório.

    ResponderEliminar
  7. Uma outra planta abundante nos nossos campos (principalmente nos lugares mais húmidos) é o polypódium vulgare, conhecida por fetos (feito). Os caules dos fetos (rizomas), em tempos antigos, eram maceradas e colocadas como emplastro nos membros deslocados. Também um chá de rizomas adocicado com mel, faz baixar a febre.

    Chá de raiz de fetos:
    Ferver 25 gramas de raiz devidamente limpas, em 1/2litro de água. Devido à dureza das raízes, deve-se manter a água ferver por cerca de 5 minutos. Filtrar o líquido, adoçá-lo e beber uma chávena ao deitar, e também durante o dia, se fôr adoçado com mel deve-se deixar arrefecer um pouco para não tirar as propriedades do mel que também são proveitosas para o nosso corpo.

    Os rizomas podem ser colhidos no Outono e depois de secos podem ser armazenados. Esta planta (segundo pesquisa que fiz na Internet) tem tido muito interesse para os laboratórios farmacêuticos e tem sido submetida a experiências para as mais variadas enfermidades, como articulações, artrite, reumatismo, etc.

    ResponderEliminar
  8. O cha mais consumido na minha terra, chama-se CHA DE UVA.
    Colhem-se as uvas, esmagam-se e deixam-se fermentar.
    Depois de fermentadas, tira-se o sumo para o tonel ou pipa e prova-se pelo Sao Martinho.
    Alivia as dores, esquece as desgraças, junta os amigos e da alegria .
    Em excesso, normalmente da ressaca, que se pode curar na manha seguinte com um calice de aguardente e figos secos.

    ResponderEliminar
  9. HEHEHE :D

    Esse é o famoso chá de parreira, também conhecido como elixir H2O roxo para dar alento no trabalho e aguentar o sol e calores do verão. No passado até se dizia que era uma mais valia, o vinho dava trabalho a um milhão de portugueses!

    Recomendação: todos os chás de plantas e ervas são perigosos quando tomados em excesso ou aplicadas indevidamente ;)

    ResponderEliminar
  10. Ha quem diga que sao mais eficazes as mezinhas que os medicamentos; A verdade , ainda hoje, apesar da medicina moderna, varias culturas preferem a medicina tradicional para curar problemas de saude, que embora pouco, vai passando de geraçao em geraçao.

    AS MEZINHAS DAS AVOS

    . ENXAQUECAS= Para aliviar as dores de cabeça constantes, mastigue bem, todos os dias, um raminho de salsa. Tem o mesmo efeito calmante que a aspirina e nao prejudica o estomago.

    . ROUQUIDAO= Cha de cebola - nao sabe bem mas bastante eficaz.

    . CONSTIPAÇAO E FEBRE= Leite co mel ou limao e cha de urtiga ou laranjeira sao eficazes no alivio da constipaçao e febre.

    ResponderEliminar
  11. PLANTAS MEDICINAIS

    . ALECRIM= auxilia a memoria; para estados depressivos; estimula a circulaçao sanguinea; ajuda a fazer a digestao de gorduras(folhas); problemas de figado.

    . ERVA-CIDREIRA= Alivia o catarro provocado pela bronquite cronica; as constipaçoes febris e dores de cabeça(folha).

    . SALSA= Prevençao d eperturbaçoes renais; dores de torceduras, mau halito, picadas de insectos.

    ResponderEliminar
  12. Se virmos bem, a medicina moderna, continua condicionada a natureza, quer nos medicamentos quer nos antidotos, numa busca constante, propria do ser humano.
    A natureza tudo oferece, sacrificios, dor , alegria e todos por ela passamos.
    Aprendamos a respeita-la, Ela a verdadeira mae do universo.

    QUE A VIDA SEJA VIVIDA
    BEM VIVIDA ATE AO FIM
    E SE EU NAO VIVER ASSIM
    EU NAO ESTARIA A VIVER
    TEREI ENTAO O DEVER
    DE DEITAR LUTO POR MIM.

    ResponderEliminar
  13. A preparação de chás e remédios caseiros é a forma mais simples e tradicional do aproveitamento das ervas. As ervas usadas como chás digestivos são também todas usadas na cozinha para temperar. Mas há muitas ervas e plantas que crescem nas bermas dos nossos caminhos que têm outras finalidades. Umas são usadas para embelezar e harmonizar a casa, compondo bonitos arranjos, como o salpor, o S. João, rosmaninho, o alecrim, a mimosa, fetos e tantos outros.
    Nas nossas cantigas também marcam presença: erva cidreira; alecrim, marcela, loureiro.

    Ó erva cidreira que estás no jardim
    Quanto mais te rego mais olhas p´ra mim…

    Alecrim, Alecrim aos molhos
    Por causa de ti choram os meus olhos...

    Outras, como a giestas, loureiro ou marcela são utilizadas para fazer vassouras.

    Nossa Senhora dos Verdes
    Quem te varreu a Capela
    Foram as meninas de Forninhos
    Com um raminho de marcela

    Nossa Senhora dos Verdes
    Quem te varreu o Terreiro
    Foram as meninas de Forninhos
    Com um raminho de loureiro

    A giesta era também muito usada para acender o lume no forno e para fazer a cama dos animais. Os tojos, os fetos (feitos) e mesmo os rosmaninhos são muito utilizados na cama dos animais. E em algumas aldeias da redondeza, por exemplo, na Matela, é também usada a carqueja na cama dos animais.

    Depois, ainda há outras que são usadas nas brincadeiras das crianças, estou a lembrar-me das dedaleiras “estreloques”, dos cócilhos ou palpirros. Lembram-se de umas ervas que havia nas bermas dos caminhos que tinham uns ponteiros, que abertos funcionavam como um relógio? Alguém se lembra como se chamava essa erva/planta?

    ResponderEliminar
  14. A carqueja é uma planta brasileira muito usada para fins medicinais. O chá de carqueja é a mais recente famosa para quem deseja perder peso, para além das propriedades diuréticas este chá é utilizado para o tratamento de diferentes problemas.
    Má digestão
    Prisão de ventre
    Diarreia
    Gastroenterite
    Gripe
    Febre
    Fraqueza e mal estar
    Preparação:
    Junte 2 colheres de sopa da erva picada com 500 ml de água, deixe ferver e deixe abafar pelo menos por cinco minutos.

    Não deve exagerar no consumo do chá de carqueja, pois o seu consumo em excesso pode provocar problemas digestivos. Não beba mais de 2 a 3 chávenas por dia.

    ResponderEliminar
  15. Uma das arvores mais medicinais é sem dúvida o castanheiro, quando está colocado nos largos das aldeias, é muito bom para baixar a febre do calor no verão quando nos acolhemos á sua sombra.

    Também é muito bom para aumento de peso, assim como para perda.

    Receitas.
    Aumento de peso: ao almoço, frutos do castanheiro cozidos á sobremesa; ao jantar, frutos assados acompanhados com chá de parreira; ao pequeno-almoço, deve comer os frutos que sobraram do jantar, acompanhado de chá de parreira destilado (aguardente).

    Perda de peso: fazer um chá dos ouriços e deve ser tomado á noite, em jejum, acompanhado por uma torrada, 20 minutos antes de deitar, durante oito dias seguidos todos os meses.

    ResponderEliminar
  16. Faz logo um Blog pelo amor de Deussss.quero verrrrr...rrsrsrs
    Deusa
    Obs:vou colocar a mesinha do jeito que você falou para mostrar...aguardeeee...
    Deusa
    vasinhos coloridossss.
    Menina...aqui esta 34 graus de puro calor.....rsrsrs

    ResponderEliminar
  17. Sr,XicoAlmeida...anotei todas as receitas,adoro...
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  18. Sr.Ed...vou achar castanheiras e Ouriço onde tiver...rsrsrs,acho que temos em SãoPaulo um mercadão com produtos Portugueses.Obrigada pela dica.
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  19. Sr.LOpes,
    Vou anotar estas receitas.Adoro este Blog,tanta gente e tanta coisa que se pode usar no dia a dia,adoro medicina natural.
    deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  20. Aquilino Ribeiro (O vento, que é um pincha-no-crivo):

    (...)
    Do pinhão, que um pé-de-vento arrancou ao dormitório da pinha-mãe, e da bolota, que a ave deixou cair no solo, repetido o acto mil vezes, gerou-se a floresta.
    Acudiram os pássaros, os insectos, os roedores de toda a ordem a povoá-la.
    No seu solo abrigado e gordo nasceram as ervas, cuja semente bóia nos céus ou espera à tez dos pousios a vez de germinar.
    De permeio desabrocharam cardos, que são a flor da amargura, e a abrótea, a diabelha, o esfondílio, flores humildes, por isso mesmo troféus de vitória.
    (...)

    ResponderEliminar
  21. O chá das flores secas do sabugueiro é utilizado contra resfriados, gripes, anginas e nas enfermidades eruptivas, como sarampo, rubéola, varíola e escarlatina, por provocarem rapidamente a transpiração.

    O chá das cascas, raízes e folhas é indicado para combater a retenção de urina (efeito diurético) e o reumatismo. Além disso, o chá da frutinha purifica o sangue e limpa os rins.

    ResponderEliminar
  22. Em Forninhos a planta do sabugueiro ainda se encontra em abundância junto às ribeiras.
    Uma outra planta que se encontra em abundância são as malvas, que também crescem espontaneamente nos campos. É indicada para as afecções da boca, garganta e ouvidos e também era muito usada para os problemas do aparelho genital feminino. É excelente para recompôr a mulher após o parto. Mas a especialidade da malva é mesmo a garganta, ouvidos e cordas vocais. Também ajuda os contidos a se expressar melhor e com menos timidez.

    ResponderEliminar
  23. As malvas, dizem, dao para tudo e mais algumas coisa.
    Quando se querem todas as vontades feitas, la diz o ditado popular:
    "ve la se tambem queres que te lave o rabo com agua de malvas..."
    Bem aventurados os pecadores...

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.