Seguidores

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tio António Carau (12.02.1927 - 11.01.2011)


OBRIGADO POR TUDO, TIO ANTÓNIO CARAU.

...........................................................................

Como "recordar é viver", é sempre bom recordar, pessoas que fizeram parte das nossas vidas, e que foram de extrema importância, não só para a nossa aldeia, mas também para cada família, vizinhos e amigos. Devemos pois recordar sempre os bons momentos e deles valorizar as recordações que nos fazem sentir saudade. Substitui a foto publicada pelo Xico por esta que tinha guardada desde Agosto de 2010 para publicar um dia destes, como forma de o homenagear por tudo o que me ensinou, transmitiu e pelas muitas dúvidas que me tirou, por isso, tantas vezes o referi nos meus post´s e comentários. Continuará sempre a fazer parte da história deste blog. Não o vou esquecer. OBRIGADA POR TUDO TI ANTÓNIO.

Paula

15 comentários:

  1. Boa tarde.

    Tive a noticia da ausencia do meu grande amigo, familiar e referencia de uma vida.
    Estive com ele em vida e permanecera sempre na minha memoria.
    Um grande obrigado por tudo, meu caro Ti Antonio Carau.
    Vai custar passar por essa rua, por onde me "desviava" para provar o vinho novo e o velho.
    Apenas ha um mes e tal, me "desviou".Entrava em casa dos meus pais, como se fosse sua e eu na sua, como se fose minha.
    De um abraço ao meu pai, agora que se encontraram la em cima.
    Portem-se bem!

    ResponderEliminar
  2. As fotos estabilizam a vida
    Um sorriso, um choro
    Vê-se uma felicidade constante e infinita
    Vê-se um momento,uma rotina ou só um quadro
    As vezes feliz,em outras chato.
    O fotografo é um picaço moderno.

    (Roberto Pereira Jr)
    abraços
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderEliminar
  3. O tio António fará sempre parte da história humana de Forninhos, era uma pessoa que "enchia" o Outeiro, Lameira e até o Lugar, por onde tantas vezes fez a sua voltinha para ver familiares e amigos. Com a sua arte construiu pipas, carros de bois e outros…são já tantas as recordações. Vai-me custar não ouvi-lo mais falar de S. Pedro e dos mouros e tantas outras histórias, que tão bem lembrava e as contava aos mais novos, se calhar como forma de o registarmos…

    “É talvez o último dia da minha vida.
    Saudei o Sol, levantando a mão direita,
    Mas não o saudei, dizendo-lhe adeus,
    Fiz sinal de gostar de o ver antes: mais nada.”

    Alberto Caeiro

    ResponderEliminar
  4. O tio António era uma pessoa que gostava de participar em todos os eventos, que se realizavam na nossa aldeia, principalmente nos nossos santos Populares.
    Vamos sentir muitas saudades do tio António

    ResponderEliminar
  5. por vezes dizemos que os homens sao bons depois de faltarem, mas este não, era mesmo um homem bom, sempre que me deslocava a forninhos, o que era e é varias vezes por mes, nao havia dia nenhum que nao bebesse um copito com o ti Antonio Carau, um destes dias perguntei-le qual o segredo da sua aparente juventude e longividade, disse-me - olha, todos os dias que estao bons, vou até ás androas, onde tenho senpre o garrafaosito e uma garrafita de aguardente lá guardado, bebo o que me apetece, descanso um pouco e venho embora, no dia seguinte volto lá.
    paz á sua alma.

    ResponderEliminar
  6. Do verso desta foto anotei o seguinte escrito:

    António dos Santos Andrade
    Lisboa, Belém, 5/4/1948
    Soldado N.º 83/3.º Esquadrão
    Regimento Cavalaria N.º 7
    + símbolo do RC 7 (Regimento Cavalaria 7)

    Só quando me falou deste período da sua vida é que compreendi porque o tio António não era adepto do Benfica, Sporting ou até do Porto, mas sim do Belenenses.

    ResponderEliminar
  7. Quero deixar os meu pesamos á família "carau" confesso que fiquei muito chocado com a morte deste meu amigo e tive muita pena não poder estar presente na última homenagem ,um homem fantástico amigo do seu amigo não importa se era velho ou novo todos gostavam dele.
    Partiu das nossas vidas mas não dos nossos corações.

    ResponderEliminar
  8. Forninhos ficou mais vazio e mais triste...uma conversa com ele tinha sempre pelo meio um sem número de gargalhadas. Em Casa, na Cerca, no Zé Coelho, na Lameira, despedia-se sempre com uma palavra para rir. Eu admirava muito a sua maneira de ser, sobretudo a sua frontalidade. O que tinha a dizer, dizia pela frente.

    ResponderEliminar
  9. Tio Antonio CARAU,podia estar a escrever horas e horas deste meu tio,conversei imenso este mês de Agosto com o Tio CARAU,e a conversa sempre acabava com uma rizada,por mais mal disposta que estivesse a pessoa era obrigada a rir com este homem,ainda me lembro por altura das vindimas,eu andava sempre a perguntar aos meus pais,quando é a vindima do tio Antonio,pois era a que eu mais gostava,quando ele preparava os pipos,eu gostava muito de o ver apertar os arcos à volta,e então pedia se ele me deixava dar umas pancaditas,e ele dizia, ve là não acertes nas mãos,sempre com o sorrir no rosto, as vezes que eu vim para França,là estava ele ali no largo da lameira para se despedir e preparado para dizer mais uma ou duas frases,daquelas para que a gente não ficasse triste pois as despedidas custam sempre,vai custar muito ir a Forninhos e não poder conversar,beber um copo com a pessoa que tanto estava habituado a ver,não ouve dia nenhum que eu não falasse com ele,nem que fosse so dois minutos,mas ficava uma pessoa bem disposta,bom vou ficar por aqui,hà pessoas que nunca haviam de nos deixar,o meu tio era uma delas,mas a vida é mesmo assim.

    ResponderEliminar
  10. Também recebi a noticia da morte do tio António e fiquei muito chocada, pois era uma das pessoas do Outeiro muito amigo de todos, era um bom vizinho deixou-nos muitas saudades mas fica para sempre nos nossos corações.

    ResponderEliminar
  11. Desculpem, mas não posso passar sem voltar a este post enlutado, e com um certo lamento.
    Este homem, era um dos últimos artífices de forninhos, e é pena que tenha partido sem nos deixar o testemunho da sua arte, porque parece, a ninguém interessar.
    Já temos alertado por várias vezes neste blog, para a necessidade do registo destes
    Ofícios extintos, e, ninguém melhor do aqueles que o praticaram, para o testemunhar, mas estes apelos parece não encontrar eco, perdem-se no infinito.
    Há dias, num comentário mencionei a palavra “touço” e alguém me questionou sobre o que era, eu logo fui ao dicionário que tenho em casa e não encontrei tal palavra, mas se perguntassem ao ti António, de certeza que lhes dizia porque já tinha feito muitos, e era assim que os chamava.

    ResponderEliminar
  12. Venho por este meio agradecer em nome de todas as filhas do Tio António Carau.
    Muito obrigada por todos os comentários.

    Maria Carau

    ResponderEliminar
  13. È com um grande pesar e aperto no coração que escrevo estas simples palavras, para agradecer a este povo de Forninhos por terem participado no ultimo adeus a este grande HOMEM, amigo sempre pronto a ajudar, senhor de uma grande memória, uma verdadeira enciclopédia viva, que agora se calou para todo o sempre, com ele muitas memórias se irão perder, Forninhos ficou muito mais pobre com a partida deste filho da terra queo viu crescer, adeus meu amigo e querido sogro aqui te deixo a minha homenagem à tua memória. Até sempre, descansa em paz.

    ResponderEliminar
  14. O " TIO ANTÓNIO CARAU", CARO AMIGO, GRANDE VIZINHO, AMIGO DO SEU AMIGO ( DE TODOS OS FORNINHENCES ENTRE OUTROS), É COM GRANDE ESTIMA QUE ESTE VIZINHO E AMIGO, VEM POR ESTE MEIO REVELAR. É COM GRANDE SENTIMRNTO QUE VENHO DAR OS MEUS PÊSAMES Á FAMILIA CARAU; FOI E SEMPRE SERÁ UM GRANDE HOMEM, PARA MIM E PARA OS MEUS.
    UM GRANDE ABRAÇO, PARA TODO O SEMPRE.
    SERIP

    ResponderEliminar
  15. Bem-Vindos Caros Conterrâneos:
    Maria, serip e também Raquel. Que cada um de vós sinta prazer em se encontrar aqui, para conversar, fruir ou estar simplesmente atento ao que se vai passando por aqui e que sabemos chega a todo o lado do mundo.
    Foi com o tio António que abrimos um memorial dedicado à nossa gente. Gente que faz parte da nossa história construída dia a dia, que viveram uma vida dedicada aos seus neste lugar e que fizeram parte de uma comunidade que deve sentir orgulho nas memórias. Do tio António continuarei a falar, porque vive na minha memória e coração.
    As saudades, essas, já cá estão.

    1 xi-coração daqui para aí tio *.*

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.