Seguidores

quinta-feira, 18 de março de 2010

Bolos da Páscoa

Hoje vamos homenagear o trabalho que está por detrás da feitura dos bolos da Páscoa, dos Bolos de Azeite. Uma especialidade feita de muitas maneiras e em diversos lugares, mas que nada iguala os feitos na nossa aldeia.

Aquece-se o forno para que esteja quente para receber os bolos

Dá-se o tempo para alourarem e ficarem com cor que desperte o apetite

Confere-se o grau de cozedura do pão-leve pelo olhar de quem sabe e percebe disto
Se o sabor destas Bolas de Carne fôr tão bom como o aspecto...

Mais palavras para quê?

8 comentários:

  1. É muito importante divulgar as coisas boas que existem na nossa terra e os bolos de azeite são realmente um verdadeiro mimo.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que todas as mulheres forninhenses que se dedicam de forma calorosa a esta arte estão de Parabéns. Os nossos Bolos são muito bons e únicos!

    Contam as pessoas mais velhas que antigamente por altura da Páscoa era uma correria aos fornos da aldeia e que era quase uma semana a fazer bolos pois todo o nosso povo os fazia.

    ResponderEliminar
  3. Olá a todos.

    Os bolos da pascoa confeccionados em forninhos têm um sabor especial, a receita não tem segredos, leva farinha, ovos e azeite, mas creio que a sua qualidade se deve á maneira como são feitos; o azeite de Forninhos é de muito boa qualidade, e os ovos também são seleccionados; caseiros, porque a cor da gema é melhor e pequenos para que as claras não sejam muito abundantes.
    Depois de amassar, a levedura é muito “aconchegadinha” para fintar e a seguir, tendidos, tudo isto feito com muito carinho e mãos sabedoras e experientes.
    O forno também tem que ser aquecido por quem sabe, aqui não há termómetro para medir a temperatura, tudo é feito com os conhecimentos adquiridos ao longo dos tempos.
    A primeira vez que eu aqueci um forno para cozer os bolos da pascoa, foi um desastre total, queimaram-se todos, mas aprendi a lição, não nos devemos pôr a fazer o que não sabemos sem, pelo menos pedir a alguém que nos ensine.

    Bom apetite.

    ResponderEliminar
  4. Que estes apetitosos folares sejam apenas aperitivos para a alegria desta época.
    Na minha terra tambem se fazem umas deliciosas preciosidades gastronómicas por altura da Páscoa,recordo-me dos folares serem confeccionados numa masseira de madeira e depois de bem amassados,na massa fazia-se uma cruz e rezava-se a seguinte oração: "Deus te acrescente e te deixe comer com saúde e descanso".Depois do forno aquecido lembro-me meter-se uma folha de couve na base da pá e colocar-se os folares pelas mãos habeis e sábias das “padeiras”.Mas o que mais recordo desta altura festiva é que as familias que residiam fora da aldeia regressavam nesse fim de semana prolongado para estarem com a sua familia.
    o meu muito Obrigada por poder colaborar tambem nesta partilha os habitos e tradições da minha Aldeia.

    ResponderEliminar
  5. Eu é que agradeço essa partilha e acompanhamento no percurso deste blog.

    Em relação à tradição dos folares e como diz o povo "cada terra tem o seu uso e cada roca tem o seu fuso", nós os forninhenses não temos por hábito designar os nossos bolos de azeite por folares, embora este bolo seja considerado um símbolo pascal e de relacionamento entre familiares, pois aqueles que «fugiram» da aldeia para outras paragens nesta altura lembram-se das suas raízes, lembram-se do nosso Bolo de Azeite!

    Muito há para dizer sobre esta receita centenária e das gentes que os faziam. Recordo claramente que antigamente sobre a pá do forno colocava-se antes da massa uma pouco de farinha (penso que de milho) e de seguida introduzia-se no forno. Aqui o «forneiro» também tem um papel importante, pois cabe-lhe arrumar e calcular cada um no seu lugar. Posteriormente veio a moda do papelinho, que além de ser mais higiénico torna a base do bolo mais macia. Mas ainda não foi há muito tempo que vi uma família ainda cozê-los de forma bem tradicional, ou seja, com a base forrada com farinha.

    ResponderEliminar
  6. A qualidade dos nossos enchidos tambem é muito boa,por isso as bolas de carne feitas com a massa do bolo de azeite são do melhor que há lol, recheadas de chouriça caseira, presunto ou toucinho são mesmo uma delicia. O bolo de azeite tambem é muito bom acompanhado com queijo da serra.
    Tambem já estou com água na boca...

    ResponderEliminar
  7. Que tal para o próximo ano fazer-mos uma prova de paladares da Páscoa, porque não um convívio?

    ResponderEliminar
  8. Boa ideia!
    Tenho a certeza que seria um evento e convívio delicioso!

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.