Seguidores

segunda-feira, 8 de março de 2010

Memórias: 18 de Julho – Dia de Santa Marinha

As 3 (três) fotografias que publico são a confirmação da identidade do povo forninhense. Um povo de tradição, que todos os anos pelo dia 18 de Julho, celebra o Dia de Santa Marinha – cujas origens da festa perdem-se no tempo.

Andor com a imagem de Santa Marinha enfeitado de forma simples
Em tempos recuados a missa celebrava-se no púlpito
Percurso da Procissão na Estrada (hoje Av.ª Principal)
***
Um Grande BEM-HAJAS às Sra. que se uniram para enriquecer ainda mais este blog e para que todos vejam  estes 'postais antigos': Ana 'brasileira', tia Agostinha (mãe do XicoAlmeida) e Iracema Melo.

20 comentários:

  1. Estas fotografias dão bem a ideia do que era esta Festa e a aldeia de Forninhos na segunda metade do século passado. A procissão a passar pelas ruas da aldeia… e reparem na quantidade de pessoas, sobretudo crianças. Fiquei fascinada com estas fotografias…tantos anos que passaram e hoje a mesma alegria, o mesmo feeling e a mesma fé.
    Hoje tal como no passado, a festa de Santa Marinha continua a ser um evento importante para os forninhenses. Bem-haja a quem se interessa em manter vivas as tradições do nosso povo.

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos
    Estás fotos mostram como o povo de Forninhos sempre teve orgulho na Padroeira Santa Marinha,para além de ser a festa da da Irmandade ,catequese,associação e este ano também o dia da freguesia, com a colaboração da várias instituições existentes na Freguesia para a sua realização.Diversas actividades estão a ser programadas para tornar este dia ainda mais rico.

    ResponderEliminar
  3. Aprendi que todos os dias são especiais, mas este demasiado especial para os forninhenses pela tradição e devoção à sua Padroeira – A Virgem Santa Marinha.

    Embora ainda faltem alguns meses para esta festa, já começaram os preparativos para que nesse dia tudo se processe da melhor maneira possível. Há um grande envolvimento por parte de grande parte dos forninhenses, que comungando do mesmo amor a esta aldeia, se esforçam para que o próximo dia 18 de Julho fique na memória. Mas também é bom que fique na memória (por isso publiquei ontem, 08.03.2010, este post) que há alguns anos atrás, a festa de Santa Marinha sempre se realizou no dia 18 de Julho e o povo forninhense, que se orgulha de ser um povo de tradição, sempre o festejou nesse dia independentemente de coincidir com um dia de semana. Assim sendo, por não ser feriado muitos são os forninhenses que se encontram privados de estar presentes nesta festa, mas nem por isso alteramos esta data!

    Este ano além da missa e procissão há agendada um festa com a colaboração das várias colectividades forninhenses, para comemorar em grande este dia. Agora não designem este Dia por “Dia da Freguesia”! Respeitem as tradições, respeitem os nossos antepassados e não confundam as novas e vindouras gerações pois este Dia será sempre o Dia de Santa Marinha, dia da Padroeira da aldeia de Forninhos e não outro!

    ResponderEliminar
  4. aEstou com prolemas informticos.
    Amanhã irei poemenorizar.
    Nas fo9tos parece-me o Padre Virgilio(Grilo. e o Sr.da Cruz, O Sr. Guerrila.
    O programa de Santa Marinha, historica e eligiosa, tem por esta junta um programna fantastico,(ONDE FICA A FORÇA E DIGINADE DOS EMIGRANTES!).
    Reforçar e reviver as historicas irmandade, advinas de var5ias localiddes.

    Mas agosto é Agosto!

    ResponderEliminar
  5. Normalmente quando se cria um Dia da Freguesia, seja de uma qualquer localidade, a escolha desse dia tem a ver com uma data de um facto importante para o desenvolvimento dessa freguesia na época e no futuro (hoje). Muitas freguesias escolhem a data em que foi inaugurada a rede de electricidade, por exemplo, fixando-se que essa data será comemorada no Sábado ou Domingo seguintes.
    Ora, Forninhos escolheu uma data histórica, mas em termos religiosos! E uma coisa é uma festa religiosa outra é a comemoração de um Dia da Freguesia, que por norma além da recepção a várias individualidades locais é seguida por uma cerimónia local e onde há uma inauguração pelo Sr. Presidente, por exemplo, com a afixação de uma placa com a data da criação do Dia da Freguesia – isto é criar um Dia de Freguesia! Agora se a ideia era criar o Dia da Freguesia num dia de uma festa religiosa então porque não escolher Agosto para que houvesse um maior número de forninhenses a participar? Se era para encontrar uma data histórica-religiosa, havia outras tão boas quanto esta.
    Agora outra coisa ainda é a JF de Forninhos apoiar e participar nas Festas Religiosas da sua Freguesia, o que não posso deixar de elogiar e louvar por unir esforços no sentido do Dia de Santa Marinha ser um dia especial para os forninhenses, de aproximação com a sua cultura. Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Desde que há memória o dia 18 de Julho sempre foi o Dia de Santa Marinha. Um dia religioso com a celebração de missa e realização de procissão. Eu e muitos forninhenses fizemos a Primeira Comunhão e Profissão de Fé neste dia da Nossa Padroeira por ser essa a tradição. Por não ser dia feriado quando este dia calha num dia de semana muitos de nós que trabalhamos estamos impedidos de participar nesta festa e só metendo um dia de férias mas nem sempre isso é possível. Se vai ser também o Dia da Freguesia era bom que fosse decretado então feriado civil e quem trabalhasse no concelho pudesse usufruir desse dia. Mas não é um feriado civil nem religioso, nacional ou municipal. Nós forninhenses por ser um dia de tradição religiosa somente guardamos dia santo na nossa localidade. Dias de guarda continuam a ser dias de guarda independentemente de serem feriados civis. Isto é matéria que diz respeito apenas à Igreja. Não cabe à autarquia aplicar preceitos religiosos ao seu calendário.

    ResponderEliminar
  7. Subscrevo por baixo!

    Mas nem vale a pena estarmos a escrever mais sobre o Dia da Freguesia, embora ache que a polémica faz parte do quotidiano e é bom pois permite o desenvolvimento, mas em Forninhos como sempre decide-se e prontos! Quem manda pode, quem não pode obedece!

    É bem melhor olharmos para estas fotografias e ver que por esta altura podia-se ver ainda ao cimo a Casa Paroquial; o Lugar era um conjunto de árvores, que com o passar dos anos foram dando lugar a construções de habitações; verificar que os postes de iluminação eram escassos. Realçar que nesta altura a Irmandade de Santa Marinha já possuía as suas Capas, que era uma aldeia com bastante povoação, com fé e devoção à sua Padroeira. Destacar que a missa era celebrada no púlpito, enfeitado (parece-me) por uma colcha, provavelmente de seda ou cetim, por ser Dia de Festa e concerteza Dia da 1.ª Comunhão e Profissão de Fé para muitas crianças forninhenses, hoje adultos. Vemos umas igreja cheia, onde os bancos eram alinhados até ao cimo. E...depois o andor de Santa Marinha, enfeitado de forma simples - LINDO!!!

    ResponderEliminar
  8. Com alguma regularidade temos ouvido que a religião está a perder devotos,que cada vez há menos praticantes,que mesmo as crianças que fazem a comunhão só metade continua na vida activa da igreja,etc,etc,etc. mas pelo que leio aqui,pela forma como se referem a este dia 18 de Julho e pelo que as imagens revelam trata-se de um dia religioso e por isso quer parecer-me que a Igreja/Pároco da Freguesia tambem tem alguma culpa ao permitir que designem esse dia como Dia da Freguesia e a Autraquia tambem revela falta de respeito institucional e ao mesmo tempo oportunismo pois parece-me que sabe que nesse dia a freguesia estará em festa.Se é um dia que por tradição as crianças forninhenses irão receber a comunhão deveria dar-se toda a atenção ás crianças e ao sacramento que irão receber e misturar uma festa religiosa com uma festa da autarquia vem tirar alguma serenidade e solenidade à festa das crianças.

    ResponderEliminar
  9. Não acredito que tenha sido essa a intenção da JF, quando agendou o Dia da Freguesia para esse dia e a intenção e objectivo deste blog não é perseguir a JF e muito menos o seu Presidente, mas os blogues existem mesmo para estimular discussões e mexer/despertar consciências. Também pelo que me foi dado a conhecer, houve uma reunião onde estiveram presentes também alguns representantes da Igreja, entre outros, e penso que a presença da Igreja se deveu ao facto de se tratar de organizar a festa de Santa Marinha (pelo menos parece que foi isto que foi anunciado na missa) e não Dia de Freguesia. Portanto ninguém passou por cima de ninguém e sendo o apoio às COMISSÕES DA IGREJA na realização dos festejos anuais uma das promessas/linhas da acção dos actuais membros da JF de Forninhos é normal que a Igreja aceite de bom grado este apoio. Agora se houve oportunismo para agendar o Dia da Freguesia não sei...mas sou de parecer que havia outros dias no calendário civil que podiam perfeitamente encaixar naquilo que se designa neste país por “Dia da Freguesia”.

    ResponderEliminar
  10. Olá a todos.

    É normal no nosso povo, quando se não faz nada,
    Nada se faz e a crítica vai aparecendo, quando se faz, o feito não agrada a todos e daí novas críticas, se é que se pode chamar assim neste caso, creio que não são críticas mas sim uma maneira saudável de falar do assunto e sendo assim, em minha modesta opinião, o dia foi bem escolhido, sabemos que não será muito fácil criar um feriado, uma vez que já há um municipal, mas de certeza que os forninhenses arranjam sempre o seu “feriado” como têm feito até agora para festejar o dia da sua padroeira, agora acrescido do dia da freguesia, que não vejo nada de errado em ser no mesmo dia.

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  11. olá a todos
    Como diz o senhor Eduardo e diz muito bem quem tiver força de vontade arranja um feriado ou um dia de ferias lol ...
    Não se pode agradar a todos ,foi feita a reunião para decisão do dia da freguesia,reunião essa onde estiveram várias entidades da freguesia e todos concordaram coma a ideia.Já se sabe que para contentar os emigrantes e migrantes era no mês de Agosto, um mês já por si muito prenchido hehe hehe hehe...
    cpts
    agora

    ResponderEliminar
  12. Já agora quais foram as outras datas alternativas?

    Também não vi na página da Junta a Acta que aprovou a designação do Dia da Freguesia!!! Será que a Junta "estudou" a história da Freguesia a ponto de não encontrar uma data histórica que tenha de facto contribuído para o desenvolvimento da aldeia?

    Acho que estão a misturar política com religião, como sempre!

    Às vezes não basta haver vontade, pois quem trabalha no privado (como eu) não se mete férias quando se quer, mas sim quando se pode. Também não vejo que Agosto seja um mês muito preenchido, só se o AGO/2010 seja diferente! Agora o Sr. Presidente da Junta sempre me disse que quando criasse o Dia da Freguesia seria em Agosto por haver um maior número de forninhenses, mas se mudou de ideias deve ter tido uma boa razão ou não (?!).

    O dia 18 de Julho, como digo acima, é uma data tão boa quanto outra, mas para mim o Dia 18 de Julho será sempre o Dia de Santa Marinha e não Dia da Freguesia, tal como manda a TRADIÇÃO!

    ResponderEliminar
  13. Olá a todos

    Como já disse num comentário interior, eu penso que o dia de Santa Marinha é o dia ideal para comemorarmos o dia da Freguesia. Mas também penso que os nossos conterrâneos que estão no estrangeiro, em Lisboa em qualquer parte do mundo também devem viver esse dia (não no dia se Santa Marinha mas num dia a combinar no mês de Agosto). Poderemos sempre repetir algumas actividades que se vão realizar no dia 18 de Julho; como também poderão surgir outras ideias aceitáveis. Eu penso que os nossos conterrâneos não residentes também têm o direito de se divertir, comparticipar e ajudar a divulgar cada vês mais a nossa terra.

    ResponderEliminar
  14. Pois Tónio, mas infeliz e lamentavelmente nem todos assim pensam :(( e a questão nem sequer está na escolha da data para a criação do Dia da Freguesia, tem antes a ver com a maneira como é feito! Quem tem legitimidade para escolher e decidir qual o Dia da Freguesia é a Junta de Freguesia e isto é ponto assente!
    Mas o meu raciocínio é que este tipo de assunto não deve ser tratado “em cima do joelho”, mas deveria ter sido levado, tratado e aprovado em Assembleia de Freguesia e eu embora perceba muito pouco de política penso que nestas Assembleias pode assistir quem quiser, não só as ilustres entidades da freguesia, como também o ZÉ POVINHO! Isto não é uma brincadeira, é assunto sério que não pode, nem deve ser tratado da forma como o foi, pois provado está que nem sequer foram propostas outras datas. E o normal seria propôr, no mínimo, 3 datas alternativas e então decidia-se, em Assembleia de Freguesia, que esse dia (18 de Julho ou outro) passaria a ser “O da Freguesia de Forninhos", tendo a sua celebração lugar no próprio dia ou no Sábado ou no Domingo mais próximo da data em questão. A escolha deste dia tem de ter sempre a ver com o facto inegável da importância desse acto como decisão fundamental para o desenvolvimento da freguesia, na época e no futuro (hoje). Agora é verdade que nestas coisas há que encontrar uma data e se foi encontrada esta que, ao fim ao cabo, é tão boa como outra qualquer aprovem isso em Acta e então fará sentido designar este dia também como "Dia da Freguesia de Forninhos". Tão simples como isso. Em Democracia há formas e formas de se fazerem as coisas.Um abraço!

    PS: Eu como não posso tirar férias nessa altura, se estiver calor, será para mim não só o Dia de Santa Marinha, mas também um Dia de Verão e uma manhã ou tarde de praia :))

    ResponderEliminar
  15. Boa noite,

    Registo com agrado o expressar tão diferenciado de opiniões sobre a fixação do Dia da Freguesia.É assunto demasiado serio, para ser tomado de ânimo leve, pois penso que Forninhos não são apenas os residentes; há os migrantes e emigrantes, com direito a honrarem as suas raizes, a amarem e sentirem á distância a sua terra e quem sabe um dia voltarem.
    Um dia Institucional,poderá ser por anos, séculos ou uma eternidade.
    Os vindouros questionarão a razão desse dia e com que base.
    Não poderia ter sido feito um referendo?

    Cpts

    ResponderEliminar
  16. Eu acho que QUALQUER cidadão pode assistir às Assembleias de Freguesia e acho que pode expôr o seu ponto de vista sobre os demais assuntos...Afinal estamos em democracia e por mais "podre" que ela seja, ainda temos os meios apropriados para discutir assuntos deste teor...agora um Referendo ficaria bastante caro, mas se existe uma página da JF para que todos (não só os residentes, mas também os não residentes) possam estar em contacto directo com a sua Freguesia, porque não foi criado um Inquérito on-line, com um sistema de votação, com pelo menos 3 datas alternativas?
    Espero que compreendam o meu ponto de vista... porque eu não sinto que tenha que estar de lado algum, seja sobre que assunto fôr, apenas tenho as minhas opiniões, dou-as a quem as quiser ler para que possam ser tidas em consideração, ser consideradas um contributo válido, se assim o entenderem, mas que neste assunto meteram “o pé na poça” meteram! Não está em causa o Dia, mas ficou muito feio estar a decidir-se esse Dia em reunião extra-Junta.
    A Igreja aqui, a meu ver, também não andou bem, pois apenas lhe compete organizar a festa do Dia da Padroeira e não tem legitimidade para escolher, decidir ou concordar com uma questão política, tão pouco deve ser porta-voz da Junta.

    Saudações forninhenses

    ResponderEliminar
  17. boa tarde,

    Vou tentar informar-me junto das Instituições competentes (quiçá organismos subjacentes), dos preessupostos subjacentes à criação desta efeméride.
    Atenção que nao se está a discutir um dia tradicional, mas muito mais que isso!
    Intervenções da Igreja, mesmo não sendo agnóstico, dispenso nesta situaçao.
    Não haverá momentos na história de Forninhos, figuras ilustres, gente simples e senhoras do nosso profundo respeito que possam estar no mesmo patamar, mas terreno que Sta Marinha?
    Para mim, dia de festa sempre foi Sra. dos Verdes!
    Acho que se devem separar para efeitos de meditação, três coisas;
    Igreja, Poliica e Voz Popular.
    Afinal Forninhos não deve ter nascido por Obra e Graça do Espírito Santo:
    Pelo valor, arte, coragem, sacrificio, abnegação e engenho dos seus fundadores.
    Olhar para estes valores, não será também um contributo a Deus e um acto de fé?

    ResponderEliminar
  18. O problema de Forninhos sempre foram as elites dirigentes locais que sempre tiveram como o mais importante o seu status em detrimento do bem geral da população e assim hão-de continuar porque os que remam contra a maré são bons mas são poucos.

    ResponderEliminar
  19. Peço desculpa por esta minha ausência não tenho tido oportunidade de colaborar com vôces, mas tenho estado atenta aos vossos comentários também tenho a minha opinião, o dia da St. Marinha sempre será o dia santo de Forninhos, o dia da nossa padroeira e pertence à Irmandade decidir e preparar a festa religiosa, e cabia aos mordomos aceitar ou não que se realiza-se o dia da freguesia em conjunto com o dia da padroeira.
    Mas a Paula tem toda a razão, pois não se deve misturar política e religião, na minha opinião a Junta e a Assembleia é que deveriam decidir o dia da Freguesia...

    Um abraço
    Iracema

    ResponderEliminar
  20. A Igreja em vez de andar a ser porta-voz da Junta de Freguesia em questões meramente políticas, deveria antes preocupar-se com aquilo que lhe diz respeito. Ouvi dizer que agora andam a colocar um passeio em paralelos à volta da Capela da Sra. dos Verdes. Se calhar a colocação do passeio em cubos de granito é para impedir que os fiéis cumpram as promessas de joelho…
    Lamentavelmente a falta de bom senso continua…agora além de uma Rotunda com passadeiras, vamos ter uma Capela com passeio… enquanto não descaracterizarem tudo nessa terra não descansam!!! Uma coisa é certa, os passeios feitos em alguns locais parecem bem esteticamente, noutros deixa muito a desejar há que aceitar isto como critica construtiva.

    Fica a promessa de um Post sobre o assunto para depois da Páscoa, após uma visita detalhada ao local.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.