Seguidores

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Arrematações - Domingo Gordo (14/Fev)

Quem não se lembra das arrematações feitas no final da missa, a favor do Santíssimo, onde o arrematador levantava as chouriças e perguntava “Quem dá mais?”
Pois é...são sinais de um tempo que ainda hoje nos faz companhia. Este ano será realizada uma festa para arrematação de carnes e enchidos, no Largo da Lameira (se o tempo assim o permitir), no dia 14.02.2010 (Domingo Gordo), da parte da tarde (14h00) e é esperada uma grande participação não só de forninhenses, mas também de gente das povoações vizinhas.
A todos aqueles que idealizaram, incentivaram e pensaram na realização de um evento desta natureza, digno de registo para a nossa Freguesia, pois divulga a nossa terra, os nossos produtos endógenos, a nossa cultura e o nosso património natural e cultural um muitíssimo BEM-HAJA!

6 comentários:

  1. Boas tardes,

    Lembro-me em criança das arrematações no final da missa, nestas alturas.
    Se bem me lembro o "licitador", era alguém da irmandade e o produto licitado, advinha de promessas feitas.
    Lembro o Ti Porfirio "Forra" (um ícone), qual Vasco Santaan dizer: " Ò rapaziada, pela vossa rica saúde, olhem que chouriça fresquinha, até parece que o porco esta a mexer"...
    Dali, tantas que se comeram no Ti Carloa Cego e Zé Matela!
    E as mulheres com o jantar à espera...

    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos.

    Com muita pena minha, não vou lá estar, mais a mais, segundo me disseram, se o tempo permitir, vai haver fogueira com brasas para assar as chouriças e o garrafão não vai faltar.
    Já agora acrescento que, nos enchidos, chouriça, morcela e farinheiras, as mulheres de Forninhos são exímias

    ResponderEliminar
  3. É verdade Sr. Eduardo,depois das arrematações vai haver festa que inclui comes e bebes e boa disposição.
    Que o S. Pedro esteja connosco e que a festa possa ser feita na Lameira.
    Não faltes!

    ResponderEliminar
  4. Com muita pena minha também eu não vou desfrutar do bom e do melhor que por aí abunda. Que seja um Domingo Gordo com muito sol, alegria, animação, cantares, que todos se expressem da melhor forma mostrando o amor à nossa terra.

    Pena é já não existir um rancho folclórico ou grupo de cantares para que com as suas danças e cantares poderem também animar esta festa. Eu cheguei a fazer parte do Rancho Folclórico da tia Olívia e na altura do Carnaval percorríamos muitas localidades a cantar e a dançar. No fim do dia da Terça-Feira de Carnaval terminávamos no Largo da Lameira.

    Que a nossa aldeia receba muitas visitas e quem puder fazê-lo de certeza que sairá satisfeito, pois, tal como diz o Sr. Eduardo "..nos enchidos, chouriça, morcela e farinheiras, as mulheres de Forninhos são exímias.".

    ResponderEliminar
  5. Tambem se arrematavam belas cabeças de porco!
    É verdade, nao estou a brincar...
    Já agora uma palavra de apreço para os irmãos dos Valagotes, que cumprindo a tradição, ofereciam ao Santíssimo os mais genuinos dos pitéus.

    Bem hajam!

    ResponderEliminar
  6. E rabos de porco!
    Nesta festa não só serão leiloados enchidos, mas também carnes, a que não vai faltar as cabeças e pés de porco. No final, haverá fogueira para assar, mas também serão cozidas as carnes, em panelas de ferro.

    A receita reverterá para o nosso património humano – A Irmandade.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.